Carta: CA da Biologia contesta matéria do Jornal do Campus

A gestão do Centro Acadêmico da Biologia – SPHN-CABIO, gestão “Velha Roupa Colorida”, escreveu para o Jornal do Campus para contestar a matéria CAs festeiros têm mais participação de alunos.

Ao Jornal do Campus,

Na edição da segunda quinzena de outubro, fomos surpreendidos com a matéria que trata sobre a organização do movimento estudantil da USP, com a manchete “CAs festeiros têm mais participação de alunos” e com o modo como o Centro Acadêmico de Biologia (SPHN-CABIO) e outros CAs são retratados. Da parte do SPHN-CABIO, gostaríamos de tecer alguns esclarecimentos que nos parecem extremamente pertinentes para eliminar confusões e análises equivocadas. O CABIO, como qualquer entidade estudantil representativa dessa universidade, é uma organização política. Nosso intuito é o de promover a integração dos estudantes, manifestando-se publicamente em defesa dos seus interesses sempre que necessário, fortalecer o exercício da democracia e reivindicar a melhoria do ensino público e gratuito das mais diferentes maneiras. Quando dissemos que existe um afastamento do corpo discente de pautas políticas, no sentido tradicional do termo, não dissemos em nenhum momento que a entidade havia se esvaziado de seu conteúdo político. Na realidade, nossa perspectiva há alguns anos foi a de trabalhar temas políticos caros ao corpo discente e à universidade de modo diferenciado, despertando o interesse de nossos colegas de curso e estimulando reflexões a partir de eventos diversos como o projeto de extensão “Bio na Rua” citado na matéria do jornal. O “Bio na Rua” é um projeto de extensão em construção, que procura estreitar os nossos laços com a sociedade que financia nossa formação; mas, além disso, é um projeto que nos permite estimular o debate sobre a política de extensão na universidade e o papel da USP perante à sociedade. Se o “Bio na Rua” possui em parte um papel educativo, isso não significa que a SPHN-CABIO se resume a isso. Nosso histórico de mobilização contra a Univesp, de debates sobre projetos de Universidade, de organização de projetos de extensão e de defesa dos espaços estudantis negam a tese afirmada no jornal de que a SPHN-CABIO recusa seu papel político.

Carta enviada pela gestão “Velha Roupa Colorida” (SPHN-CABIO). Fale com a redação.