Coesf tenta demolir área de convivência de estudantes

Alunos da Escola de Comunicações e Ar­tes se surpreenderam na manhã desta segunda-feira (22) ao encontrarem funcionários da Coordenadoria do Espaço Físico da USP (Coesf) demolin­do a marretadas o chama­do Canil, um espaço de convivência usado pelos alunos desde 2006, e que antigamente serviu como abrigo para cães abando­nados no campus. Ao ficarem sabendo da demolição, vários estudantes saíram de suas salas e foram protestar contra a ação da Coesf, pintando o Canil de ver­melho. O diretor da ECA, Mauro Wilton, ao receber a notícia, informou que não havia sido avisado e mandou paralisar a ação, o que foi logo acatado pelos técnicos responsá­veis. A diretoriada Escola também emitiu um co­municado pedindo que a Coesf negociasse com os estudantes através do Centro Acadêmico.

Segundo o diretor da Coesf, Antonio Massola, “a demolição teve que ser paralisada porque co­meçou sem a aprovação do Conselho Gestor do Campus e sem uma co­municação com a ECA”. Ainda de acordo com Massola, “a demolição vai se prosperar, pois faz parte do projeto de reur­banização de toda área em volta do prédio da Antiga Reitoria”. Ao ser questionado sobre uso do espaço para saraus, apre­sentações eexposições, o diretor da Coesf foi enfático: “Eles terão que ir para outro lugar”.

A área onde está locali­zado o Canil não perten­ce oficialmente à ECA, assim como a área de convivência chamada Prainha e o prédio onde estão abrigados a Atlética, o C.A. e o Sintusp. Estes lugares pertencem à Rei­toria e correm o mesmo risco de serem demolidos pela Coesf sem qualquer aviso ou negociação.

Guilherme Xavier, membro do C.A. e re­presentante discente no conselho da ECA, diz que os alunos temem que “a demolição seja feita no período de férias, quando os alunos teriam menos força para impedir, o que é um ato de covardia”.

Parte do teto do canil foi derrubado pela Coesf (foto: Rafael Aloi)
Parte do teto do Canil foi derrubado pela Coesf (foto: Rafael Aloi)
Reação estudantil

No mesmo dia, os alunos convocaram uma assem­bléia, da qual participa­ram estudantes de várias unidades da USP, para discutir como proteger o espaço e buscar garantias de que seja preservado durante o período de fé­rias. Foi deliberada uma programação de ativida­des culturais para ocupar o espaço do Canil durante toda asemana, inclusive no sábado, dia em que a Coesf poderia aproveitar a ausência dosa lunos para prosseguir com a demolição. Decidiu-se também que o lucro ge­rado pela próxima quinta e breja, tradicional happy hour da faculdade, será destinada para a repara­ção do canil.

Alunos pintam o Canil em protesto contra a demolição (foto: Rafael Aloi)