Estudantes da USP prestigiam Mostra de Cinema de São Paulo

Em 1977, em homenagem aos 30 anos do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), foi realizada a 1ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Vivia-se a época da ditadura militar, em que a censura ditava as regras do que podia ou não ser veiculado. Após passar pelo crivo do governo, foram selecionados 23 filmes, de 17 países, exibidos no próprio museu. Além de apreciar as películas, os espectadores também podiam votar em sua preferida, fato a que o Jornal do Brasil se referiu como a única oportunidade que os brasileiros tinham para exercer seu direito de escolha.

Em 2010, a Mostra chegou a sua 34ª edição e trouxe 467 filmes de todas as partes do mundo, exibidos em várias salas de cinema da cidade. Entre elas está o Cinusp, que participou pela primeira vez do evento e trouxe filmes como David quer voar e A espada e a rosa. A inclusão da USP se deu graças a Esther Hamburger, diretora do Cinusp. “[A Mostra] já tem uma parceria com a FAAP, então faltava ter com a USP também”, brinca ela.

Ao longo dos dias 25 a 29 de outubro, foram exibidos 10 filmes de caráter mais experimental, que, assim como grande parte do que foi exibido na Mostra, dificilmente entrarão em cartaz. Quando questionada se esse aspecto das obras não atrairia mais os alunos de Audiovisual do que os de outros cursos, Hamburger diz que não – ou não deveria. “Essa é uma oportunidade de ver coisas diferentes. Acho que é um estímulo e, quanto mais a gente amplia o repertório audiovisual, mais interessante é assistir o que é convencional”, completa.

Os alunos de Audiovisual endossam a opinião da diretora. Jotagá Crema acredita que “assistir a filmes de culturas diferentes agregam valor ao trazer o contato com outras formas de se pensar e de se experimentar o cinema” e que tudo isso “é absorvido de alguma forma na criação, muda as fronteiras da percepção e contribui no trabalho, mesmo que inconscientemente.” Vanessa Silva disse que os filmes que viu lhe deram novas ideias em relação à dramaturgia, por exemplo, as quais ela pretende colocar em prática em projetos futuros.

Entretanto, não só quem estuda e trabalha com cinema é influenciado pelos filmes exibidos na Mostra. Justamente por fugir dos padrões estabelecidos pelo circuito convencional, muitas obras incitam a reflexão sobre temas polêmicos e podem até influenciar no comportamento de quem as assiste. José Luiz Gomes Júnior, estudante de Publicidade e Propaganda, assistiu “A Fita Branca” na edição da Mostra do ano passado e se impressionou com o retrato de uma educação excessivamente rígida, “quase baseada na punição mesmo, sem demonstração de afeto ou coisa parecida. O filme pode ter servido para eu ver o que não se deve fazer!”

Cena do filme "David quer voar", exibido na 34ª Mostra de Cinema (foto: Divulgação)