Fundo de investimentos do XI de Agosto presta esclarecimentos após acusações de falta de transparência

No último dia 10, o Centro Acadêmico XI de Agosto, da Sanfran, promoveu uma reunião aberta para todos os alunos. O motivo: acusações envolvendo falta de transparência da gestão “Resgate das Arcadas” na administração do fundo de investimentos mantido pelo CA.

De acordo com Maia Aguilera, futura presidente do XI pela chapa “Fórum da Esquerda”, que surgiu em oposição à gestão atual e ganhou as eleições no mês passado, a reunião se prestou a “esclarecimentos de escolhas políticas e de funcionamento do fundo”, em razão das diversas críticas à transparência surgidas durante o período da campanha eleitoral. Tais críticas à “Resgate” se deveram ao fato de a gestão não ter comunicado apropriadamente aos alunos a entrada de um novo cotista (no caso, o Grêmio Politécnico) nem a troca da empresa que fazia a gestão do fundo. Segundo Maia, no calor da discussão, a questão se tornou ainda mais delicada em virtude da divulgação de uma carta anônima que “fazia acusações graves e sem provas” – atitude esta que a Fórum da Esquerda repudiou.

Dessa forma, a Resgate tomou a iniciativa de realizar uma reunião aberta, na qual todos os alunos presentes pudessem tirar suas dúvidas a respeito do fundo de investimentos – houve inclusive a participação da Endowments do Brasil, entidade que auxilia instituições educacionais e sociais na criação e estruturação de fundos. Maia conta que chegou a ser convidada para ficar à mesa, mas recusou por julgar que seria “inadequado”.

O fundo

O Fundo do XI foi criado em novembro de 2008, com o objetivo primordial de promover a sustentação vitalícia do CA, seguindo modelos já presentes em instituições como as conceituadas universidades norte-americanas Harvard e Yale. Hoje, os cotistas do fundo são o próprio XI de Agosto, o seu DepartamentoJurídico e o Grêmio Politécnico, com respectivamente 90,52%, 4,24% e 5,24%. Até outubro, a soma dos investimentos ultrapassava 7 milhões de reais.

Procurados insistentemente pela reportagem do Jornal do Campus, osrepresentantes da gestão “Resgate das Arcadas” não quiseram se manifestar – e, como único esclarecimento, enviaram uma apresentação de slides utilizada na reunião aberta.