Seleção USP ganha dois ouros e uma prata na Copa Unisinos

Time do vôlei feminino da Seleção USP ganha a final da Unisinos (foto: Arquivo LAAUSP)

A Seleção USP participou da Copa Unisinos, que chegou à 23ª edição nos dias 21 a 24 de outubro. De acordo com a Liga Atlética Acadê mica da USP (LAAUSP), o resultado da Universidade foi considerado bom. “Ficamos com o ouro no vôlei e no futsal femininos e prata no basquete masculino, mas equipes que sempre têm desempenho bom, como o futsal masculino não foram bem”, diz Leonardo “Tocantins” Cunha, integrante da LAAUSP e da equipe de futsal.

A Copa Unisinos é um dos maiores eventos do esporte universitário brasileiro. Realizada em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, é uma realização da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que deu nome ao campeonato.

A primeira edição ocorreu na década de 1980, como forma de homenagear o recém-inaugurado curso de Educação Física na Universidade. Desde então, dezenas de universidades brasileiras e de países do Mercosul são convidadas a participar.

A USP leva a seleção que carrega seu nome. Leonardo “Tocantins” Cunha, integrante da LAAUSP, diz que a existência da seleção é somente devido a este campeonato. Ele é responsável pela parte Pré-Unisinos: contratação dos técnicos para a seleção, estruturação dos treinos e recebimento do valor que os atletas pagam pelo Kit-Unisinos (alojamento, transporte e camiseta).

Segundo Leonardo, antigamente, a Seleção USP também participa va do Torneio da USP (Tusp), organizado pela USP nos mesmos mol des da Copa Unisinos. O TUSP deixou de existir em 2007 por problemas de infraestrutura no Cepeusp e por não conseguir alojar as universidades convidadas.

Para os atletas que participam, independente dos resultados, a Unisinos é uma oportunidade de celebrar o esporte e de conhecer novas pessoas. Para a aluna de Educação Física e integrante da equipe de vôlei, Tamara Jucá, participar da copa é uma realização pessoal, por ter sido escolhida entre todas as atletas da USP para ir, e profissional, por entrar em contato com atletas de outros estados e países. Rodrigo Nicoletti, auxiliar técnico do vôlei feminino, também se sentiu gratificado por participar e interagir com atletas de outras atléticas além dos da Poli, onde ele atua normalmente.