Desalojados próximos ao HU recebem doações da comunidade USP

Mais de 300 famílias da São Remo, próximo à USP, foram prejudicadas pela última enchente. Muitos ainda estão desabrigados

A última tempestade do mês passado destruiu casas e deixou cerca de 300 pessoas sem moradia na comunidade São Remo, próxima ao Hospital Universitário (HU). Agora, a ECA está recebendo doações de alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e materiais de higiene pessoal para os desalojados da comunidade.

Região do Riacho Doce foi a mais afetada (foto: Ana Maria Madeira)

Segundo a ONG Alavanca, que presta serviços de inclusão social na comunidade, essas pessoas estão agora abrigadas na sede do próprio projeto, na Igreja local ou na casa de familiares.

Andressa Soares da Silva, auxiliar de limpeza da Poli perdeu muitos móveis com a enchente. “A defesa civil veio ano passado olhar se as casas estavam em risco, mas nada foi feito. Tenho dois filhos pequenos e não posso deixá-los em casa com essa sujeira que a enchente causou. Estou abrigada na casa da minha mãe”, ela diz.

Segundo David de Alvarenga Marcelo, do Circo Escola, que oferece atividades culturais e de lazer na São Remo, o Centro de Referência de Assistência Social do Butantã doou “kits de emergência” com cerca de 130 colchões e cobertores, além de produtos para higiene. Quanto à canalização do córrego, reconstrução das moradias que foram afetadas e indenização dos moradores, a subprefeitura, procurada pelo Jornal do Campus, ainda não se manifestou.

Os donativos (são bem-vindos alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal) devem ser entregues à secretaria do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), das 8h às 20h30. O CJE fica à Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, ao lado esquerdo do prédio principal da ECA.