Após atraso de cinco meses, PedalUSP sai do papel em maio

O PedalUSP, projeto de compartilhamento de bicicletas para a Cidade Universitária, após atraso, sai do papel dia 4 de maio numa fase de testes. O projeto, porém, será limitado e terá apenas dois terminais e quatro bicicletas nos prédios do Biênio e da Engenharia Mecânica na Poli.

Os alunos, funcionários e professores interessados devem se cadastrar pela internet e, utilizando o cartão USP, poderão retirar uma bicicleta numa estação e a devolver em qualquer das  duas. O tempo de uso será de 20 minutos, pois agora o importante é que todos possam testar o sistema. Apesar dos terminais se limitarem a Poli, o uso será livre por todo o campus.

Segundo Mauricio Villar, um dos idealizadores do projeto, a fase de testes tem como objetivo provar a tecnologia e receber sugestões e críticas. Essa interação com o público poderá ser feita através das redes sociais. “Esperamos receber um feedback para poder aperfeiçoar o sistema e termos um projeto mais apropriado em sua expansão”, diz.

O PedalUSP, porém, começa comum atraso de mais de cinco meses. Conforme noticiado pelo JC, o plano inicial previa seu funcionamento para o final de 2010. De acordo com Mauricio, o atraso se deve à falta de patrocinadores para o projeto de 10 estações e 100 bicicletas. “As empresas gostam da ideia, mas por não a verem funcionando, ficam receosas. Por isso, a fase de testes é importante”, relata.

Uma das possibilidades é o PedalUSP servir como alternativa ao ônibus circular. Naia Rozzino, estudante de arquitetura e entusiasta do ciclismo na USP, diz que utilizaria o PedalUSP. “Acho o circular muito demorado e lerdo, por isso considero as bicicletas uma alternativa viável para se locomover na USP”, afirma.

Serviço

O PedalUSP funcionará de segunda a sexta-feira, das 7 às 20h. Para se cadastrar no sistema e enviar críticas ou sugestões a partir de 4/5, fique de olho na internet: