Faltam pontos de recarga de bilhete único no campus

O ponto da padaria USPão, único de todo o campus, está sempre sem sistema

Eric Nakamura, 19 anos, estudante de odontologia, chega para carregar seu Bilhete Único de Estudante na padaria USPão, único local de recarga de toda a Cidade Universitária. Mas, como frequentemente acontece, o sistema não está funcionando.

Sem saldo em seu bilhete, Eric, que pega ônibus, metrô e outro ônibus para voltar para casa, gastará R$5,95, ante R$2,95, se tivesse conseguido carregá-lo. E não é a primeira vez que isso acontece com ele. “É um saco”, define.

Assim como Eric, dezenas de outros estudantes sofrem diariamente para conseguir carregar seu bilhete único no campus. A reportagem do Jornal do Campus esteve visitando a padaria durante vários dias. Na quarta-feira, 30 de março, o sistema caiu por volta das 15 horas e retornou apenas às 20h30. Nos outros, quedas pontuais foram verificadas.

“As pessoas ficam bravas, mas a culpa não é da gente”, diz Augusto Romão, funcionário da padaria. Segundo ele, o problema está na empresa que presta o serviço, a Servlot Distribuidora de Serviços Lotéricos. “Eu ligo lá e eles dizem serem problemas no satélite. Não há muita coisa que eu possa fazer”, lamenta Romão.

Recarga de bilhete único na USPão exige sorte (foto: Mateus Luiz de Souza)

Ponto desativado

O Restaurante do CA da ECA já contou com um ponto de recarga, de março a agosto de 2010. A responsável pelo local, no entanto, enumera diversos problemas que a fizeram abandoná-lo. “Estava sempre sem sinal, as pessoas brigavam com a gente como se a culpa fosse nossa, e o lucro era baixo [menos de 1%]”, conta Dona Hermínia.

A Cidade Universitária, com seus mais de oito milhões de metros quadrados e mais de 80 mil pessoas frequentando-a diariamente, é muito grande para possuir apenas um ponto de recarga, que constantemente não está funcionando. “Tinha que ter mais lugares sim [para recarregar o bilhete]. O problema é que eu acho que não querem ‘vender a universidade’’’, teoriza Letícia Sayuri, 20 anos, estudante da Poli.

Questionada sobre os transtornos que a falta de pontos de bilhete único causam na vida dos alunos, a Coordenadoria do Campus da Capital (Cocesp), disse que entrará em contato com a SPTrans a fim de elaborar um estudo visando a implantação de novos pontos de recarga no campus.

Troca de equipamento

Procurada pela reportagem, a Servlot, responsável pelo sistema tanto na USPão quanto na ECA, informou que apesar de não constar em seu sistema nenhum tipo de instabilidade, mandou um representante para a USPão, onde foi constatada uma variação no sistema de satélite e foi realizada a troca do equipamento no dia 5 de abril.