Nascente dá visibilidade real

Um ganhou o Prêmio Jabuti de Romance e Livro do Ano, o outro já atuou em filmes como “Meu nome não é Johnny” e “Carandiru”. Eles são José Roberto Torero e Luís Miranda, ex-alunos da USP e vencedores das primeiras edições do Programa Nascente da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (Prceu). Criado com o objetivo de identificar e estimular alunos que se destacam no fazer artístico, o programa Nascente está com as inscrições abertas para a 19ª edição até dia 20 de abril.

Esses nomes exemplificam o relativo sucesso do programa. Torero, que estudou Jornalismo e Letras na USP, venceu a segunda edição do Nascente com o esboço de Galantes Memórias e Admiráveis Aventuras do Virtuoso Conselheiro Gomes, o Chalaça, livro que ganharia em 1995 o mais importante prêmio de Literatura do país, o Jabuti. Já Luís Miranda era da Escola de Arte Dramática da ECA e venceu a primeira edição, em 1990, com o espetáculo de dança Eguns. Na época, Luís ganhou o equivalente a cinco mil dólares.

Luís Miranda (foto: Divulgação)
Luís Miranda (foto: Divulgação)

Para o ator, o prêmio foi imprescindível em termos econômicos e o ajudou a ganhar projeção. “Imagina: ‘cruspiano’, vindo de Salvador, duro que nem um cão. Esse dinheiro veio a calhar. Foi um prêmio que me deu certa visibilidade. Um ator que dança, que ganhou um prêmio de coreografia. Isso foi muito bacana”, diz.

Em 2011, as áreas contempladas são Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto. Os vencedores ganham um premio em dinheiro, sem valor estipulado, e os premiados nas áreas de Design e Texto podem ganhar uma tutoria de um ano, na qual um especialista os acompanha em seus projetos artísticos. O coordenador do programa, Eduardo Coutinho, revela que “a ideia do Nascente é premiar quem tem excelência no seu trabalho. Não há comparação entre as obras. Houve anos em que algumas áreas não receberam premiação”.Ele acha que a bolsa de tutoria pode ser melhor destinada se for para alguém que recebeu menção honrosa, pois essas pessoas “são como uma pedra bruta, com potencial de melhorar”. Os premiados participam de exposições e do Circuito Nascente, que leva os trabalhos para os campi do interior, com o objetivo de divulgar e estimular a participação em futuras edições.

Podem participar alunos de graduação, pós-graduação e da Escola de Arte Dramática da ECA. Cada participante pode se inscrever em uma única categoria por área. As inscrições devem ser realizadas no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109). Para mais informações, acesse o site do Nascente: www.usp.br/prc/programas/nascente

Este texto traz informações atualizadas em relação às publicadas na edição impressa do JC.