Aos 15 anos, Júpiter ainda tem problemas

Dificuldade em conseguir optativas, sobrecarga do sistema, requerimentos não concluídos. São diversas as reclamações dos alunos quanto ao sistema Júpiter Web, criado em 1996. Casos de alunos que descobrem, no fim do semestre, estar matriculados em disciplinas que não cursaram e o retardamento na navegação durante os períodos de matrícula são exemplos clássicos.

Os criadores da ferramenta afirmam que nem tudo é culpa dos limites do sistema. Segundo Sergio Orsini, funcionário da USP e um dos idealizadores do Júpiter Web, a sobrecarga na ferramenta, por exemplo, ocorre porque as matrículas para as disciplinas são feitas, no final dos semestres, no mesmo período em que os professores colocam as notas e frequências no sistema.

Outra reclamação feita pelos alunos é a falta de clareza e a desatualização dos programas de disciplinas obrigatórias e optativas. “Para mim, aquilo não deve ser resumo de disciplina, tem que ser descrição de aula por aula durante a semana”, diz Gabriel Pino, aluno do segundo ano de Engenharia Elétrica na Poli.

Os estudantes, por sua vez, prejudicam o sistema quando não o utilizam adequadamente. “Alguns alunos matriculam-se em mais disciplinas do que conseguiriam cursar. Depois, desistem de algumas, que acabam ficando com vagas que não serão preenchidas por já ter se encerrado o período de retificação”, diz Orsini. Além disso, ele comenta que os alunos têm optado por turmas no meio da semana, o que torna as aulas de segundas e sextas-feiras pouco procuradas.

Demanda

A professora Maria Julia Kovacs, que ministra “Psicologia da Morte” há 25 anos, descobriu recentemente, e por um acaso, que sua disciplina é uma das optativas com maior demanda do Instituto de Psicologia (IP). Essa é uma das muitas optativas com grande procura, mas pouco oferecimento de vagas.

“História da filosofia da ciência, teoria do conhecimento, têm um ‘top’ de gente. Na ECA, tudo o que for de marketing ou computação gráfica também têm ‘top’ de gente”, conta Orsini.

Planos futuros

A partir do próximo semestre algumas mudanças deverão ser implantadas no Júpiter Web. Segundo Orsini, uma delas será a troca de período ideal, que hoje é feita na seção de alunos e passará a ser realizada diretamente pelo Júpiter.

Quanto ao problema da demora para deferir ou indeferir requerimentos, há a ideia de estabelecer um prazo para que o professor decida. Isso evita que o aluno fique como “inscrito” no semestre todo ou tenha surpresas desagradáveis no final do período.