Café Acadêmico faz 20 anos com humor

Junte três humoristas acostumados com uma plateia participativa a uma mesa farta com todo tipo de guloseima e quantas xícaras de café você quiser. É assim que, pela 44ª vez, você estará diante de um evento da USP cujo objetivo é se divertir enquanto enche a barriga. No último dia 18, a Agência de Comunicações ECA Júnior convidou os humoristas Elídio Sanna, Daniel Nascimento e Anderson Bizzocchi, da Companhia Barbixas de Humor, para ser as figuras centrais do Café Acadêmico de 2011, realizado no Paço das Artes.

Referência nos palcos pela arte da improvisação, os artistas se colocaram diante do público com uma sincera confissão: “Nós não sabemos muito bem o que viemos dizer a vocês. Vamos conversando para nos conhecermos melhor”. A plateia, que em sua maioria era formada por estudantes de comunicação da ECA, contextualizou o trio, fazendo perguntas sobre sua série de apresentações nomeada Improvável. Acostumados a lidar com a falta de roteiro e eventuais “brancos” durante suas performances, foi fácil ter jogo de cintura para lidar com as dúvidas apresentadas.

A mais polêmica delas colocou Os Barbixas na parede: perguntados a respeito do momento polêmico que o humor brasileiro vive atualmente e sobre o quão correto seria fazer piadas com preconceitos e estereótipos a fim de fazer seu público rir, Elídio, Daniel e Anderson apresentaram pontos de vista semelhantes, mas que talvez não tenham sido aprovados pela totalidade do público: para eles, o humor não deve ter limite. “A gente vive de preconceitos. Eu trabalho com isso, é o meu emprego. Se eu podar partes do meu trabalho, estou impedindo o meu progresso”, explicou Daniel Nascimento. Ainda assim, o grupo admitiu que evita fazer piadas de baixo calão durante suas apresentações e se adapta sempre com a liberdade que o público lhe dá.

A empresa júnior realizadora do evento, formada por estudantes de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Turismo da ECA, já convidou personalidades como Nando Reis, Marcelo Médici, Marina Person, Jô Soares e Pedro Bial em edições anteriores do Café Acadêmico. A oportunidade de integrar tais personalidades das comunicações e artes e graduandos da USP de forma dinâmica e divertida é muito mais fácil quando todos se encontram para uma refeição informal que se transforma em evento. A fórmula do estômago cheio, aplicada há duas décadas, parece, de fato, não ter erro.