Destituição causa desavenças na AmorCrusp

Associação de Moradores do Crusp teve gestão eleita derrubada. Chapa não reconhece legitimidade da Assembleia que a destituiu

A Associação de Moradores do Crusp (AmorCrusp) não tem consenso sobre quem a dirige. Em Assembleia, que ocorreu na madrugada do dia 26 de abril, alguns moradores votaram a destituição da chapa eleita em 2010 e convocaram votação para 25 e 26 de maio. A chapa destituída, Nova Amorcrusp, contesta decisão e afirma que a Assembleia não tinha quórum.

Na segunda-feira (9), foi convocada pela Nova AmorCrusp uma Assembleia que discutiria legitimidade da comissão provisória, retomada da sede e das atividades pela gestão. Às 0h40, iniciou-se o conflito que culminou com o fim da Assembleia.

Em meio à multidão, surgiu o boato de que um dos participantes estava armado, gerando correria de moradores. Depois de esvaziada, a Assembleia não teve deliberações.

Moradores se reúnem momentos antes de assembleia que decidiria futuro da associação e terminou em medo e confusão (foto: Marcelo Pellegrini)

A chapa Nova AmorCrusp acusa ter sido derrubada por um grupo que a intimida desde os tempos das eleições. Liliane Oliveira, ligada à gestão, alega ser vítima de repressão dentro da Universidade. “Os cruspianos se omitem diante da forma como eles se posicionam”, diz.
Em documento, a comissão provisória divulgou as causas que teriam levado à destituição. O texto alega que a chapa eleita não cumpriu deliberações de Assembleia, recusou-se a prestar contas em três fóruns consecutivos, tomou decisões em reuniões fechadas e demonstrou descaso em relação às precariedades dos alojamentos provisórios do Cepeusp e dos blocos “C” e “E”, entre outros pontos.

A chapa Novo Amorcrusp se defende das acusações. “Não daremos legitimidade aos atos perpetrados pelo grupo de invasores – que, como já sabemos, é composto por membros da antiga gestão Aroeira, seus apoiadores e por pessoa alheias ao Crusp e à universidade”, afirmou a gestão em Comunicado Oficial.

Segundo Celso Borzani, diretor da associação, a gestão não convocou Assembleias devido ao período de férias, no qual o estatuto proíbe a realização das reuniões. “Assumimos no dia 26 de novembro. Em seguida chegaram as férias e o único mês possível para uma Assembleia seria março. Devido aos atrasos, a reunião aconteceu em abril”, explica Borzani.

Já sobre as decisões “tomadas a portas fechadas”, a chapa explica que tratavam-se de propostas de gestão. “Não tínhamos porque apresentá-las novamente em Assembleia”.

A gestão, eleita em 2010, alega que a Assembleia que decidiu a destituição não teria validade, de acordo com o Estatuto da Associação. Isso porque ela foi convocada em outra reunião e que não teria 50% de votantes nas eleições gerais. Um dos moradores, Aluísio Ramos, afirma ter saído uma hora antes das votações, com a reunião já esvaziada. “Tinham no máximo 45 pessoas”, diz.

Rafael Alves, ex-integrante da gestão Aroeira, conta que a comissão é composta por todos os moradores do Crusp No documento redigido após a Assembleia de destituição, “deliberou-se a formação de uma comissão provisória aberta composta por todas as pessoas que estavam na Assembleia e mais quem quisesse participar.”

A comissão entrou na sede da AmorCrusp na madrugada do dia 27 e ocupou a sala. Equipamentos e objetos da associação foram levados para o apartamento de uma moradora ligada à gestão destituída. Borzani, diretor da associação, afirma que “é obrigação da Nova Amorcrusp zelar pelo patrimônio da associação”.

A comissão redigiu um abaixo-assinado pedindo a devolução do patrimônio, além da convocação para reunião aberta para devolução de documentos de moradores, laptop, projetor de vídeo e outros equipamentos, mas o impasse não foi solucionado.

Sede está ocupada por comissão provisória até novas eleições (foto: Marcelo Pellegrini)