Surfistas do asfalto descem as ladeiras do campus nas madrugadas de sábado

As ruas da cidade universitária, movimentadas durante a maior parte do tempo, ficam completamente desertas entre a tarde de sábado e a manhã de segunda, os carros desaparecem assim como as pessoas de bicicleta e os pedestres, sobrando apenas algum morador do crusp que teve de passar o fim de semana longe de casa. É nessa hora que um grupo de pessoas, longe dos olhos da maioria dos estudantes e funcionários, encontra a sua faceta preferida da cidade universitária. As ladeiras de asfalto liso e pouco movimentadas levam ao delírio qualquer praticante longboard.

O longboard é um misto entre surf e o skate. Ele é praticado com uma prancha longa, semelhante à de surf. Nele as manobras elaboradas e plásticas do skate tradicional dão lugar a um único objetivo, descer ladeiras em alta velocidade. Os praticantes falam com orgulho das maiores descidas vencidas. A velocidade atingida fica por conta do controle e da coragem do praticante. O Brasil possui, atualmente, a ladeira mais rápida do mundo, na RS-Teutonia,  e o recorde de velocidade que é de 130Km/h.

As façanhas, como quase tudo hoje em dia, são devidamente gravadas para serem exibidas posteriormente, em sites de compartilhamento de vídeos e em blogs dedicados ao assunto. Uma busca rápida pelo Youtube revela diversos vídeos estrelados pela cidade universitária.

É normal os praticantes virem em grupos, geralmente de duas a quatro pessoas, como é o caso dos amigos Cristian e Fabian. Costumam andar todo fim de semana, de preferência à noite, depois das onze. Cristian considera esse o melhor horário, pois é tranqüilo e eles podem andar sem serem incomodados. Quanto a possíveis contratempos à pratica, eles declaram que a guarda universitária não costuma atrapalhar “Uns falam que é proibido e nos pedem pra sair. Outros nos avisam que é perigoso e que não há atendimento se acontecer algo”

Para essas pessoas o melhor lugar na USP não é o Cepe, as festas no velódromo ou a quinta e breja. Qualquer um deles prefere a descida que passa pela frente da farmácia e FFLCH, ou a rua do Matão que, não por mera coincidência, são as mais presentes nos vídeos na Internet. A preferida de Cristian é a que passa pela frente FFLCH.