Terceirizados cogitam ação contra USP ou empresa União

Funcionários terceirizados da Empresa Limpadora União conseguiram retirar o seguro-desemprego com relação às demissões feitas em março apenas nesta quarta-feira (11). Eles estudam mover uma ação contra a USP ou contra a Empresa União por danos morais. O pagamento da multa rescisória também deverá ser cobrado.

Até segunda-feira (9), os funcionários terceirizados não haviam conseguido dar entrada no seguro-desemprego, já que o prazo da homologação para garantir o benefício havia expirado. Apenas na terça-feira (10), os funcionários conseguiram os documentos atualizados com o sindicato que os representa, o Siemaco (Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo).

A insatisfação e desconfiança dos trabalhadores em relação ao sindicato continuam. “Estão levando na brincadeira. Parece que querem ganhar tempo”, diz a ex-funcionário da Limpadora União, Conceição Ramalho. Ela também reclama sobre o conturbado pagamento das férias dos trabalhadores: “se o funcionário tinha acumuladas duas férias, a União pagou apenas uma. Se tinha uma, a União pagou meio salário”.

Em futura reunião com o advogado e professor do Departamento de Direito Trabalhista da Faculdade de Direito da USP, Jorge Luiz Souto Maior, os funcionários lesados decidirão sobre a ação trabalhista que exigirá o pagamento da multa rescisória e de outras indenizações.

Histórico

Os 400 funcionários terceirizados da Empresa Limpadora União tiveram o contrato rescindido no dia 20 março e cumpriram aviso prévio até o dia 20 de abril. No entanto, todos estavam sem receber os salários e benefícios desde 6 de abril, por isso, entraram em greve no dia 7 do mesmo mês. O problema foi solucionado com o pagamento da maior parte da dívida feito pela própria USP.

Para substituir a empresa União, a reitoria fez um contrato de emergência (três meses de duração) com a empresa terceirizada O.O. Lima. Desde o começo da greve, funcionários da nova empresa já trabalhavam em algumas unidades da USP.