Confusão em critérios de intercâmbio prejudica alunos

As formas de se escolher uspianos para intercâmbio variam de acordo com os métodos adotados por cada uma das Comissões de Cooperação Internacional (CCInts) das diversas unidades USP. Mesmo não reconhecendo a necessidade de padronização dos critérios seletivos, a CCint Central promoverá em agosto o seminário “A USP pensa a internacionalização” para aumentar o diálogo e a troca de experiências entre as unidades.

O padrão adotado para toda USP exige só o conhecimento da língua estrangeira. As unidades consideram a média ponderada, mas de formas distintas. Na FAU, ela é utilizada em desempates. Já na FFLCH, média acima de 7 é exigência, enquanto na FEA a nota mínima é 6. O modo de inscrição também difere. Na CCint-USP são abertos editais ao longo do ano. Na FFLCh, as inscrições acontecem em períodos fixos do ano e são feitas entrevistas com docentes para a seleção.

Há a tendência em valorizar planos de estudos objetivos. Segundo Cesar Nunes, assessor de RI da FAU, “não dá pra chegar aqui e dizer que quer ir pra Paris, porque ela é a cidade Luz. Um bom plano ajuda”. Os planos devem trazer as motivações da escolha pela faculdade estrangeira, além das disciplinas pretendidas.

Aldo Mike, aluno de Relações Públicas, tentou 4 intercâmbios. Ele diz que processo via ECA foi menos burocrático e mais democrático. “A CCint-USP foca na média ponderada e na condição financeira. Isso deixa muita gente de fora”, comenta. Numa das entrevistas, lhe perguntaram se teria dinheiro ou precisaria fritar hambúrgueres no McDonnalds. Atualmente Aldo está na Université Pierre Mendès France.

Adnei Melges de Andrade, presidente da CCint-USP, acredita que a padronização não é o melhor caminho. “Isso seria não reconhecer as diferenças entre as unidades”, ele diz. Adnei também aponta que a solução não está no isolamento. “A USP cresce internacionalmente e as unidades precisam conversar. Em agosto faremos um seminário com todas as CCints para discutir e compartilhar as melhores maneiras de receber e oferecer estudantes”, completa.