Bio leva título de Inter; EACH joga dois, mas fica sem taças

Foi muito apertado, mas a Biologia da USP terminou o feriado de Corpus Christi com mais um título do Interbio, o campeonato entre faculdades do curso. A 32ª edição da competição ocorreu em Olímpia (SP), distante 453 km da capital, e acabou com a universidade da capital um ponto à frente da Universidade de Brasília.

A USP é a maior vencedora da competição, mas não a encara apenas no aspecto esportivo. Os atletas da faculdade têm preferido o BIFE, campeonato interno fundado pelas atléticas da Biologia, do IME, da FAU e da ECA, nos últimos anos, deixando o Interbio para a confraternização. “As pessoas vão para beber e se integrar com pessoas de outro estado”, diz Giovanna Maia, diretora da Atlética da Bio-USP.

EACH em quadra

No mesmo feriado, a EACH participou de dois campeonatos interfaculdades. Os alunos do curso de Sistemas de Informações foram à cidade de Botucatu (SP) disputar o Intercomp, enquanto o restante participou do IntegraMix, em Bauru (SP).

O desempenho, porém, não foi tão bom. Desfalcado de alguns dos principais atletas, que preferiram voltar para as suas cidades e usar o feriado para estudar para as provas finais, a EACH ficou em último lugar no IntegraMix, que conta com oito participantes, e em terceiro no Intercomp, disputado por dez faculdades. Na Copa USP e NDU (Novo Desporto Universitário), porém, as equipes da USP Leste jogam completas e fazem boas campanhas.

O Intercomp reúne faculdades dos cursos de Computação, Matemática e Estatística e existe desde 1989, mas a EACH participa há apenas quatro anos. O Mackenzie foi o campeão da atual edição. Já o IntegraMix, vencido pela Escola Paulista de Medicina, começou a ser disputado apenas no ano passado e é a reedição dos antigos Jogos Mix, realizado pela ultima vez em 2007. A EACH participou pela primeira vez neste ano e já tem planos para voltar em 2012. “Esperamos participar de novo porque o campeonato tem um alto nível competitivo, compatível ao das equipes da EACH”, disse Alan Melo, presidente da atlética.