Cásper Líbero surpreende e frustra tri da ECA no JUCA

Surpresa foi a principal marca dos Jogos Universitários de Comunicação e Artes (JUCA) de 2011, inter que conta com a participação da ECA, realizado em Caçapava (SP). Campeã em 2010, a ECA esperava brigar pelo título geral com o Mackenzie, como no ano passado. Mas o que se viu foi uma Cásper Líbero surpreendente, levando o caneco e deixando ecanos em segundo, a Metodista novamente em terceiro, e os mackenzistas apenas na quarta colocação.

A Cásper foi campeã com 17 pontos de vantagem sobre a ECA na pontuação geral (151 a 134). A Metodista repetiu o terceiro lugar de 2010 com 115, e o Mackenzie foi o quarto, com 102 pontos. “A Cásper realmente surpreendeu a todos esse ano e ganhou o título merecidamente. Teremos que treinar ainda mais forte, pois estamos batendo de frente agora com eles também”, afirmou Julia Ayumi, Diretora Geral de Esportes da ECAtlética.

Assim como em 2010, o grande diferencial desta edição foram os esportes individuais. Se ano passado as vitórias ecanas na natação masculina e feminina, e tênis de mesa masculino e feminino foram fundamentais para o título geral, nesse ano a conquista dos dois tênis de mesa e no tênis de campo, masculino e feminino, pesaram a favor da Cásper. Nas modalidades coletivas foram dois ouros, no hand feminino e vôlei masculino.

Mesmo com um bom desempenho em praticamente todas as modalidades, faltaram títulos para que a ECA pudesse brigar mais de perto com a Cásper no geral. Foram sete finais e nenhuma conquista, sendo a natação feminina o único ouro ecano nessa edição. “Nossos times jogaram muito bem e com muita raça, chegaram muito perto, mas perderam no lance que define o jogo, um pequeno detalhe”, disse Julia.

ECA comemorou vexame do Mackenzie, mas acabou superada pela Cásper (foto: Ecatlética)

Fim da hegemonia

Esse ano parece ter marcado de vez o fim da hegemonia mackenzista no JUCA. Maior campeão com 13 títulos, o segundo ano seguido sem vitória mostra o crescimento das rivais ECA, Cásper e Metodista, além de uma queda de desempenho do Mackenzie. O erro de grafia na camiseta da faculdade (Comuniçacão) foi o primeiro, mas menor dos erros cometidos pela atlética, como o W.O. no hand feminino e uma confusão na torcida. Mas mesmo sem essas punições, apenas a terceira posição seria alcançada.

De acordo com Julia, “a queda de desempenho do Mack tem inúmeros fatores: a organização, a atlética, os alunos, os atletas. Esse ano eles vieram assim, não sabemos como virão no ano que vem”.