Poli supera Med e conquista seu 7º Interusp

Com sete pontos de vantagem, a Poli levantou mais uma vez a taça do Interusp. Todos os títulos foram conquistados depois de 2000

O Interusp ocorreu na cidade de Ourinhos (SP), a 370km de São Paulo, no feriado de Corpus-Christi. O torneio foi muito acirrado, com um excelente nível técnico e vários recordes quebrados.

A disputa pelo título ficou entre as duas únicas campeãs do torneio, Poli e a Med, e acabou com vitória apertada da engenharia por apenas sete pontos. A FEA, que incomodou em 2010, não teve o mesmo desempenho e ficou bem atrás na classificação.

Todos os entrevistados concordaram que o campeonato ocorreu sem nenhum incidente grave. Houve apenas pequenos furtos e algumas brigas, mas nada que merecesse destaque ou prejudicasse os jogos. Quanto ao comparecimento, Carlos Buchalla, diretor geral de esportes da Med, considera que o público foi visivelmente menor. Os principais motivos foram a distância da capital e a data, que fez com que muitas pessoas preferissem ficar estudando para as provas de fim de semestre.

Poli leva o hepta

A Poli comprovou o seu crescimento espetacular e conquistou seu sétimo Interusp desde 2000. Desde a criação do campeonato, em 1985, até a virada do milênio, a Med havia conquistado todos os campeonatos, mas agora a Poli se consolida como uma das principais forças e uma rival à altura da Medicina.

O crescimento se deve principalmente à maior organização da atlética politécnica “Até o fim da década de 90 as equipes da Poli não eram muito organizadas, enquanto a Medicina Pinheiros já tinha maior organização. A partir de 1998, a Atlética da Poli se organizou, e começou a bater de frente com a Pinheiros”, afirma o presidente da atlética da Poli, Luis Felipe Lima.

E para o futuro as perspectivas não poderiam ser melhores “A expectativa sempre é de ganharmos. A gente vem cada ano mais forte para o Interusp, e as equipes continuarão treinando pesado para o próximo ano”, completa Lima.

Torcida politécnica levanta a taça e comemora o seu heptacampeonato no Interusp (foto: Atlética/Poli)
Torcida politécnica levanta a taça e comemora o seu heptacampeonato no Interusp (foto: Atlética/Poli)

Med lamenta vice

Campeã em 2010, a Medicina não conseguiu repetir o resultado do ano anterior e levou pra casa o vice-campeonato. Buchalla lamentou o resultado e disse que a competição foi definida nos detalhes e que, se eles conquistassem mais duas modalidades teriam sido campeões. O Futebol Masculino, por exemplo, sofreu o empate com dois gols nos últimos cinco minutos e acabou perdendo na prorrogação. Já o futsal feminino, considerado o melhor da USP, perdeu nos pênaltis para o time da Poli.

Buchalla é cauteloso com relação às próximas participações da Medicina. “O título foi decidido no último jogo. Neste ano foram apenas sete pontos de diferença. Ano que vem, também não temos favoritos. Tudo é questão de detalhes nos jogos”, disse o diretor geral de esportes.

FEA estaciona em 3º

A FEA não repetiu o bom resultado do ano passado, quando acabou a apenas 24 pontos do título, e acabou ficando muito atrás na classificação de 2011. Rodrigo Canteli, diretor geral de esportes da atlética feana, diz que a Faculdade perdeu várias modalidades que esperava ganhar. Ele ressalta, porém, que os times sofreram com a perda de vários jogadores experientes que se formaram ou foram para o intercâmbio. Como, por exemplo, 80% do vôlei feminino e do basquete masculino, 67% do basquete feminino e 83% do futsal masculino.

O destaque positivo ficou por conta dos calouros, Nicolau Statoni e Otávio de Almeida Teixeira. Eles levaram o único título da FEA, no tênis masculino. Nicolau e Otávio já haviam conquistado bons resultados na Copa USP, mas não se sabia como iriam reagir em uma competição tão importante como o Interusp.


Quadro final de classificação

  1. Poli: 246 pontos
  2. Med: 239 pontos
  3. FEA: 154 pontos
  4. Med–RP: 125 pontos
  5. Odonto: 87 pontos
  6. Farma: 85 pontos
  7. Esalq: 78 pontos