Quer curtir um cinema na Universidade?

O conceito de universidade é o de um lugar onde correntes ideológicas e visões de mundo podem interagir e coexistir. Na USP esse conceito pode ser visto também nas seções de cinemas.

Várias faculdades possuem salas exibindo filmes para satisfazer os mais variados gostos, desde um romântico para ver no mês dos namorados, até um da Nouvelle Vague para discutir temas filosóficos. A USP conta atualmente com quatro sessões de cinemas regulares e uma esporádica na Psico.

O cinema do CAF é o mais novo de todos. Foi inaugurado em maio com a exibição de A Chinesa, de Godard. Segundo Rodrigo Parro, um dos diretores do centro acadêmico, o objetivo é passar um filme e depois fazer uma seção de discussão. No entanto, ele lamenta que a discussão acabe girando mais em torno da filosofia em si do que do filme. O da semana seguinte é decidido durante o debate, pelos próprios participantes.

A biblioteca da ECA exibe dois filmes por mês. A seção exibe sempre filmes clássicos e tem por objetivo colocar os alunos em contato com algumas das maiores obras do cinema. Desde 29 de março, já passaram pela tela grandes obras como Grande Ditador de Charles Chaplin e O Encouraçado Potenkim do russo Serguei Eisenstein. Dentre os clássicos, o espectador pode escolher o dia, horário e o filme de uma lista através da votação feita no site.

O cine PEA é exibido às quintas feiras no anexo da Faculdade de Energia e Automação. O cinema funciona desde o começo do ano passado. Segundo a técnica acadêmica Beta Araujo Prates, a idéia surgiu devido à existência de uma sala para a exibição de trabalhos que estava sendo subutilizada. Os filmes exibidos no mês são temáticos. No mês que teve o tema máfia, foi exibida a trilogia do Poderoso Chefão. Tradicionalmente, a pipoca é por conta do departamento. Beta conta que o público é praticamente todo da engenharia, justamente porque a divulgação é feita somente na Poli.

O mais tradicional cinema da USP é o Cinusp, exibido no auditório Paulo Emílio. Foi fundado em 1993. Ele funciona todos os dias úteis e passa dois filmes por dia, um às 16h e outra às 19h. Os filmes são sempre exibidos dentro de mostra de cinema temática que dura quinze dias. A escolha do tema, segundo o coordenador de produção Rafael Nantes, é decidida seguindo homenagens e o noticiário da semana, e sugestões dos estagiários. O público é bastante variado, mas predominantemente da USP e, especificamente, do Crusp.

O departamento de Psicologia tem um espaço dedicado ao cinema que funciona esporadicamente. Segundo Islaine Maciel, do setor de comunicação, os professores utilizam o filme para discussão de temas, em debate. A sessão é aberta, porém raramente tem algum tipo de divulgação.