Sem qualquer esclarecimento, TV USP pode ir para a Lapa

A TV USP está de mudança. Com sede no prédio da antiga reitoria, a mudança de caráter provisório ocorre por decisão da reitoria, da mesma forma como aconteceu com outros órgãos anteriormente sediados no prédio. “É uma decisão da reitoria em função da iminente reforma geral do edifício da antiga reitoria”, disse Pedro Ortiz, diretor da TV USP. Os únicos órgãos que ainda estão no prédio são a TV, a Rádio e a Agência USP de Inovação.

O destino ainda não está confirmado, mas de acordo com as atuais negociações, tudo indica que a TV USP mudará para um prédio da TV Cultura, localizada na Lapa. Segundo Ortiz, a resposta sobre a mudança pode sair já nesta semana. “Houve uma reunião na quarta-feira, véspera do feriado, e estamos aguardando uma resposta da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura sobre o assunto”, completa.

Problemas

Para Luiz Prado, funcionário da TV USP, a mudança trará uma série de problemas, tanto para funcionários, quanto para a própria produção da TV. Pelo lado dos funcionários, a possível mudança dificultará muito a a loprocomoção. Em especial para os estagiários, que terão obrigatoriamente que se locomover entre a Cidade Universitária e a TV Cultura. “Alguns até já falaram em não continuar, caso a mudança seja confirmada”, diz Prado.

Para chegar à TV Cultura saindo da Cidade Universitária de carro, o melhor caminho é pela Marginal, em percurso de aproximadamente 17 quilômetros. Utilizando transporte público, não existe uma opção com apenas uma condução, sendo que o tempo aproximado de percurso é de uma hora, sem considerar o trânsito. Além disso, há a questão da alimentação: sem a possibilidade de um bandeijão, os custos deverão ser cobertos pela Universidade.

Outro problema apontado por Prado diz respeito à própria produção da TV, já que a maioria dos institutos da USP tem sede na Cidade Universitária, principalmente no quesito “transporte”. “Nossa sede será lá, mas faremos as matérias aqui”, conta o jornalista. Segundo ele, a grande questão a ser levantada é a forma como a decisão da mudança está sendo tomada pela reitoria. “É um processo autoritário e inteiramente vertical, sem nenhuma consulta aos funcionários”. Prado ainda afirma que os funcionários não estão sendo devidamente informados sobre todo o processo de mudança.

A reitoria foi procurada mas não se manifestou sobre a mudança da TV, ou sobre as reformas no prédio da Antiga Reitoria.