Site Umamão reúne respostas sobre dúvidas acadêmicas

A Internet é campeã como fonte de informação rápida quando pintam aquelas dúvidas acadêmicas. Seja sobre teorias e exercícios das disciplinas ou questões práticas da universidade, como localização de bibliotecas, cursos e serviços.

Pensando nisso, Helder Ribeiro, aluno de Engenharia de Computação na Unicamp, resolveu criar o site Umamão. Basta se cadastrar, postar sua dúvida e aguardar a colaboração dos usuários – além de arregaçar as mangas e responder as perguntas em aberto para colaborar.

“Muitas vezes os sites oficiais das faculdades não contêm todas as informações que os alunos demandam, principalmente nas universidades públicas que, por conta do tamanho, são um mundo à parte. Funcionários, alunos e professores já fazem parte do time de usuários do site”, diz Helder. Ele conta que o foco inicial do projeto, fundado por ele e seu colega Arthur Amorim em 2010, era ser uma fonte de informações objetivas sobre as principais universidades.

No entanto foram surgindo cada vez mais questões teóricas e atualmente o site conta Falta de equipe médica e conflito de cargos são reclamações de funcionários nas unidades de saúde administradas pela Medicina com tópicos de perguntas e respostas sobre Karl Marx, Max Weber, Economia e resolução de exercícios, por exemplo. “Resolvi usar meus conhecimentos da faculdade e no mercado de trabalho para desenvolver um site diferente e que estava faltando por aí”, diz Helder.

USP, Unicamp, Unesp, UFRJ, UFMG e PUCRio já têm tópicos no Umamão. Há um tópico só para a USP, que tem como exemplos de perguntas não respondidas: “existem cursos gratuitos de instrumentos musicais para os alunos da USP no campus capital?” e “a prova substitutiva é um direito do aluno da USP?”