A Reitoria responde

Confira trechos da entrevista concedida ao JC sobre os principais pontos das reformas

Jornal do Campus: Quais são os motivos que levam a Reitoria de volta para o prédio antigo?
Reitoria: Pelo valor histórico que o prédio possui e por estar localizado em local-símbolo, nobre e estratégico da Universidade, em frente à Praça do Relógio.

JC: Por que a reforma do prédio da Antiga Reitoria se faz necessária? Em quanto tempo as obras estarão concluídas?
Reitoria: Por conta do estado crítico em que se encontram as instalações do prédio da Antiga Reitoria. A previsão é de que a reforma esteja concluída em 2012.

JC: Todos os órgãos que ocupavam o prédio da Antiga Reitoria e foram desalojados têm um novo espaço para ocupar?
Reitoria: Sim.

JC: Com a nova ECA construída, a Reitoria utilizará o prédio principal da ECA (CCA)?
Reitoria: Não há essa previsão.

JC: Quais foram os motivos que levaram a Reitoria a decidir renovar a “barracolândia”? Qual o cronograma das reformas?
Reitoria: Os barracões foram construídos há mais de 50 anos e estavam em condições precárias de funcionamento.

JC: Como a construção do edifício físico auxiliará na realização das funções da CCInt?
Reitoria:
Pela própria estrutura que fará parte do complexo (Centro de Línguas, Centro de Recepção para alunos estrangeiros e escritórios de organismos internacionais), o Centro de Difusão Internacional terá papel primordial nas ações da CCint.

JC: A construção do Centro de Difusão Internacional será acompanhada de uma política de incentivo à vinda de estudantes estrangeiros? Que ações serão tomadas?
Reitoria: Essas ações já vêm sendo tomadas e projetos já vem sendo desenvolvidos há algum tempo, com o incremento do estabelecimento de convênios com instituições internacionais, que prevêem intercâmbios de alunos e docentes.

JC: Como a Universidade arcará com os os gastos do projeto de modernização do campus?
Reitoria: O custo está sendo diluído nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013, período previsto para a realização e conclusão das obras.