JUP começa e primeira rodada já conta com confronto entre equipes da USP

Os Jogos Universitários Paulistanos (JUP) são uma competição anual disputada desde 2008. Por ser financiada pela Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo, tem um valor de inscrição bem em conta para as entidades atleticanas, apenas 4 kg de leite em pó em lata por modalidade inscrita. Considerando o baixo orçamento que rege grande parte das atléticas da USP, não é difícil entender o porquê de 19 delas estarem inscritas em pelo menos uma das nove modalidades disputadas (basquete masculino e feminino, handebol masculino e feminino, futsal masculino e feminino, voleibol masculino e feminino e futebol masculino).

Uma das diferenças do JUP para os outros campeonatos é que ele possibilita uma gama de adversários muito maior. Assim, a atlética não se restringe somente à partidas contra faculdades da USP, como nos campeonatos da LAAUSP, ou contra faculdades de sua área profissional, como nos inters. Dessa maneira ocorrem disputas como Física – USP contra FAU – Mackenzie ou Poli – USP contra FGV.

A disputa dos campeonatos não é simultânea: futsal masculino e feminino, futebol de campo, voleibol masculino e feminino e as duas modalidades do handebol tiveram suas disputas iniciadas em maio. Os jogos de basquete masculino ainda não começaram e o basquete feminino teve seu início no último dia 6, já com um duelo entre Nutri e ECA.

Nutri garante vitória sobre a ECA por 15x4 (foto: Pedro Gallo)
Nutri garante vitória sobre a ECA por 15x4 (foto: Pedro Gallo)
O jogo

A Nutri vinha com quatro desfalques e a ECA, por sua vez, tinha uma proposta de renovação da equipe, dando chance às atletas mais novas. Em um jogo de muitos erros, a Nutri conseguiu manter-se sempre em superioridade. O primeiro quarto terminou com placar de 2×0. No segundo quarto houve maior equilíbrio, com o placar de 4×2. O segundo tempo, porém, foi marcado pela ampla vantagem da Nutri, que ampliou a vantagem e garantiu o triunfo por 15×4.