Odonto USP SP promete título

Estudantes uspianos comemoram mais um título no Interodonto (foto: Arquivo Atlética Odonto)

De 3 a 7 de setembro o 26˚ Interodonto, jogo inter-curso de odontologia, reunirá nove faculdades em Lindóia, interior de São Paulo. Levando entre torcida e atletas cerca de 250 pessoas, a Associação Atlética Acadêmica XXV de Janeiro, da USP São Paulo, pretende trazer para a faculdade o 23˚ título. Segundo a XXV de Janeiro, os atletas aumentaram o ritmo dos treinos para a competição, apesar de o Interodonto não ter uma disputa esportiva tão acirrada quanto os outros jogos de que participa, como o Interusp.

De todas edições de que participou, a Odonto USP-São Paulo perdeu apenas uma, considerando que optou por não participar do evento durante dois anos devido a desentendimentos com membros da Universidade de Santo Amaro (Unisa).

Para Ricardo Calzane, formado em Odontologia pela USP-Ribeirão, os jogos costumavam ser mais competitivos, mas de alguns anos para cá o foco do evento tem sido mais social. A competição conta também com modalidades menos usuais e mais descontraídas, que acabam colaborando para este clima do evento. Entre elas estão sinuca e truco, os típicos ‘esportes de boteco’.

No Interodonto não há o costume de utilizar escolas como alojamento para os estudantes, e nesse ano as seis faculdades públicas envolvidas resolveram, pela primeira vez, ficar em um mesmo hotel. Para a estudante Kenia Muniz, da USP-Ribeirão, “apesar de não sabermos como vai ser juntar as faculdades, estou com bastante expectativa”. Kenia considera a integração com os outros alunos o principal motivo para ir à competição. “É divertido conhecer o pessoal dos outros anos, que acabam não tendo tanto contato na própria faculdade”, ela explica.

Pensando nas pessoas que vão mais para se divertir do que para competir, a XXV de Janeiro lançou um pacote de final de semana para não atrapalhar quem trabalha. Assim, é esperado um número maior de pessoas nos primeiros dias do evento.

Faculdades Participantes do Interodonto

• Faculdade de Odontologia de São Paulo (USP)
  • Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (USP)
  • Faculdade de Odontologia de Bauru (USP)