Apesar de pedido do reitor, cursos não vão para USP Leste

O reitor João Grandino Rodas solicitou a criação de um curso de graduação de Administração Pública à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). O pedido, estudado pela comissão de graduação da FEA, foi negado e causou desconforto nos meios acadêmicos da USP.

A solicitação da criação do curso no campus da USP na Zona Leste incomodou principalmente a Escola de Artes e Ciências Humanas (EACH), unidade responsável pelo curso de Gestão de Políticas Públicas, com proposta semelhante ao que seria o de Administração Pública.

Segundo Reinaldo Guerreiro, diretor da FEA, a comissão de graduação estudou o caso e julgou a criação incoerente. “Não teria sentido criar o curso, ainda mais com o que já existe na USP Leste, de Gestão de Políticas Públicas”, explica. Além disso, Guerreiro argumenta que a FEA não se encontra em condições para lidar com o trabalho exigido para criar um curso. A Faculdade no momento passa por uma reestruturação da grade de Economia, e uma das opções estudadas resultaria em um aumento da carga horária dos professores, segundo noticiado na edição anterior do Jornal do Campus.

O reitor também pediu à Escola Politécnica (Poli) que o curso de Engenharia da Computação fosse transferido para a USP Leste. Seu pedido também foi recusado pelo Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais, segundo reportagem do portal do Estado de São Paulo. José Roberto Cardoso, diretor da Poli, disse ser possível que Rodas reitere o pedido de transferência, mas afirma que “por enquanto, o assunto morreu na Poli.”