Biblioteconomia quer sair do silêncio e combater estereótipos

Promover relacionamentos, organizar, recuperar e disseminar informação são alguns dos pilares da profissão bibliotecário. Muito além do estereótipo da mulher de coque que pede silêncio na biblioteca, o gestor de informação ganha cada vez mais importância na sociedade contemporânea globalizada, mergulhada nas constantes inovações tecnológicas. A promoção da VI Semana de Biblioteconomia, evento que desde sua primeira edição vem sendo organizado e produzido inteiramente por alunos do Departamento de Biblioteconomia e Documentação (CBD) da ECA, tem como um dos objetivos mostrar a toda comunidade USP o quanto essa área do conhecimento está relacionado a problemáticas e necessidades da nossa sociedade.

Na Universidade, um ambiente no qual há produção de conhecimentos diversos e promove-se a ideia da busca pelo pensamento multidisciplinar, poucos são os projetos e divulgações que estimulam os alunos a utilizarem frequentemente as bibliotecas, a recorrerem ao auxílio do bibliotecário e não “biblioteconomista” – que pode ser muito eficaz – e, consequentemente, a reconhecerem a importância da profissão. O trabalho de sistematizar dados, documentos, e materiais de diversas espécieis – desde livros a informações digitalizadas – é importante para o resgate da memória histórica da sociedade, o que está intimamente ligado à sua construção cultural, ideológica, econômica e política.

Alunos vestem a camisa da Biblioteconomia (foto: Ricardo Bomfim)

Direitos Autorais

“A escolha do tema “Direitos Autorais” foi feita com a intenção de atrair um público amplo e diversificado, já que é de interesse geral, não só voltado para os bibliotecários”, explica a aluna Giovanna Victor, do segundo semestre. “Na última semana tínhamos 30 inscritos por mesa, hoje já temos 70.” O assunto está “quente”, pois o Ministério da Cultura colocou a antiga lei em análise. Para Felipe Salles, do quarto semestre de biblioteconomia, a nova “regra do jogo” regridiria em uns dez anos as conquistas até aqui. “Nós estavámos caminhando em direção ao Creative Commons”, lamenta.

O evento conta com a presença de palestrantes renomados provenientes de diversas áreas, que discutirão aspectos como censura, publicações acadêmicas, cultura digital, direito de imagem, entre outros.

De acordo com Cínthia Vieira, do quarto semestre de biblioteconomia, atualmente o trabalho do biblioteconomista é muitas vezes diminuido, menosprezado e erroneamente compreendido. “Hoje há mais vagas no mercado do que bibliotecários de fato capacitados para o trabalho”. Para os estudantes, o bibliotecário seria muito mais útil se fosse ele a pessoa na “linha de frente” das bibliotecas. “Na maioria das vezes não é um bibliotecário, o que é errado, já que nós estudamos também para lidar com os usuários, e sermos mediadores para o conhecimento, ajudando na busca dos livros e dados”, comenta Cínthia.

E quando o assunto é a famosa plaquinha de “silêncio”, os alunos concordam a respeito de que a biblioteca poderia ser diferente: “Um lugar onde manifestações culturais pudessem acontecer, como apresentações musicais, teatro, etc”.

Mas Felipe esclarece que a “Biblioteconomia está ligada à preservação de documentos históricos”, e que uma pessoa que queira seguir carreira na profissão não precisa necessariamente trabalhar em uma biblioteca. Segundo ele, o mercado de trabalho de um bibliotecário é amplo. “Definir Biblioteconomia é até bastante difícil por causa disso: podemos trabalhar desde com a produção de banco de dados até com a arquitetura de redes sociais, ou mesmo consultorias para advogados”. “Mas ainda somos profissionais muito estereotipados”, lamenta Giovanna Victor, do segundo semestre.

Nesta edição da Semana de Biblioteconomia, participarão representantes da Associação Brasileira de Direitos Autorais Visuais (Autivis), da Escola Superior de Advocacia da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e também professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Duke University, da Faculdade de Direito da USP, entre outros.

Semana de Biblioteconomia

Onde: Prédio Central da ECA, auditório Paulo Emílio (2º andar)
Quando: 26/09 a 30/09, com palestras das 8h30 às 12h e das 19h às 22h
Site do evento: www.cabieca.com.br/semanabiblio