RU Card é implementado, mas queixas de alunos continuam

“Quer em tíquete ou no cartão?”. É assim que, desde o último dia 16, os usuários dos bandejões são recebidos ao comprar créditos para suas refeições. A mudança é reflexo da implementação, ainda em fase experimental, do sistema RU Card, similar ao Bilhete Único e utilizado no campus de Piracicaba desde 2008. Para o professor Waldyr Antonio Jorge, superintendente da Coseas, o RU Card tem vários objetivos, sendo o principal “evitar o comércio paralelo de tíquetes e as fraudes que ocorrem no atual sistema”.

Mais da metade dos usuários já optou pelo sistema eletrônico no Butantã. No campus da USP Leste, os testes começaram uma semana antes, e os bilhetes eletrônicos representaram cerca de 90% das vendas, de acordo com dados fornecidos pela Coseas.

Por enquanto, o RU Card só funciona para almoços e jantares – o café da manhã continua sendo vendido em papel. “Com o RU Card, nossa intenção é eliminar o papel. A proposta é que, a partir de 2012, implantemos totalmente o sistema eletrônico e tenhamos um prazo final para o uso do papel”, planeja Jorge. Alguns alunos criticam a decisão: “Muita gente compra um bilhete apenas para comer eventualmente. É preciso ter a opção [do tíquete]”, diz Rodrigo Marques, estudante de Esporte.

RU Card foi implantado no dia 16; tíquetes ainda são vendidos (foto: Bruno Capelas)

Outra preocupação é a eventual perda do cartão USP: “Se eu perder a carteirinha, perco meus créditos e posso ter de ficar dois meses sem comer”, ponderou Sarah Lia, aluna do curso de Veterinária. Jorge diz que essa possibilidade está sendo verificada: “No caso do aluno ser furtado ou perder seu cartão, estamos estudando a criação de cartões provisórios, permitindo o bloqueio da carteirinha anterior”.

Um ponto bastante criticado pelos usuários foi a falta de pontos de venda espalhados pelo Campus, o que pode ser resolvido com o novo sistema. O superintendente da Coseas revela que, em um primeiro momento, a multiplicação de pontos de recarga não deve acontecer, por medida de segurança: “Temos que manter a integridade dos funcionários que atuam na venda dos créditos, lembrando os assaltos ocorridos nos antigos pontos de venda nos Restaurantes da Física e Química. Mesmo assim, procuraremos atender a comunidade da melhor forma possível em breve”.

Consulte seus créditos no site https://sistemas.usp.br/rucard/