27% dos carros entram com carona na USP

Pesquisa realizada por repórteres do Jornal do Campus constatou o baixo percentual de veículos que entram na Cidade Universitária com mais de uma pessoa. O maior índice foi o do Portão 3, de 32%, por onde também passa o maior número de veículos no total.

Resultado da pesquisa sobre contagem de carros com carona (infográfico: Rafael Carvalho)

Medidas que incentivariam a cultura da carona estão cada vez mais presentes na internet. Iniciativas como o CaronaUSP, da USP, e o Caronas.net, da Unicamp, são de 2005 e não mais funcionam, mas abriram espaço para que outras surgissem. Existem tanto os sites que se dedicam a qualquer universidade e outros trajetos, como o Campus Aberto, Unicaronas ou Coletivu, quanto os que se focam apenas na USP, como a comunidade do Orkut e grupo do Facebook CaronasUSP. Apesar disso, a comunidade possui quase somente postagens envolvendo Ribeirão Preto e a última data do fim de setembro.  Já no grupo há postagens bem mais recentes e tem o objetivo de facilitar o transporte dentro do campus.

SITS

Voltado para uma estrutura de mobilidade sustentável aplicável a qualquer campus, o projeto SITS (Sistema Integrado de Transporte Sustentável) busca integrar várias unidades da USP para a criação de um sistema que, primordialmente, resultará em um Portal que incentive o costume de caronas dentro da Cidade Universitária. “Em projetos que analisamos, percebemos que os dois principais fatores para motivação de carona seriam a segurança e a melhoria das estratégias comunicacionais. Por isso a validação do usuário com seu número USP e as campanhas publicitárias”, explica Thadeu Ferraz, coordenador-geral do projeto e aluno do 5˚ ano de Engenharia Ambiental.

O grupo criou funcionalidades inovadoras no site, como a divisão do trajeto em pontos conhecidos para facilitar a carona e filtros de pesquisa diferenciados. Os usuários do site também teriam opções já conhecidas em sites internacionais, como dar feedbacks das caronas, possuir uma área personalizada e integrar o sistema com eventos culturais. Juntamente com o Portal, o SITS buscará criar aplicativos para diferentes tecnologias, como smartphone e totens touch screen espalhados pelo campus.

Além do suporte virtual, o projeto entende que motivações institucionais, como a criação de vagas verdes nas Unidades e políticas setoriais de mobilidade no campus (que envolvem pedestres, bicicletas e os circulares) podem ser sinérgicas aos seus objetivos. A isso se inclui a integração de conceitos da gameficação e moedas criativas, suscitado pelo apoio da Cidade do Conhecimento, que consistem em atividades lúdicas e edificantes e troca de moeda com lastro cultural

Em pesquisa realizada em quase todas unidades da Universidade e em parceria com alunos da ECA, constatou-se que 24% dos 998 entrevistados oferece ou recebe caronas no campus e 85% teriam muito interesse pela prática. “Estamos concluindo um protótipo e estamos em busca de financiamento para otimizá-lo e implantá-lo na USP”, diz Thadeu.