Adusp não adere à greve, mas apoia ato no Largo do São Francisco

A Assembleia da Adusp (Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo), que contou com a presença de cerca de 60 professores, deliberou que os docentes irão marcar uma audiência com o reitor para discutir a segurança no Campus. Além disso, foi aprovado apoio, inclusive financeiro, ao ato que ocorrerá no Largo do São Francisco hoje (10). A proposta de greve foi negada pelos presentes.

Heloísa Borsari e Elisabetta Santoro (presidente e vice da Adusp) presidem a mesa de discussões (foto: Ricardo Bomfim)

Decidiu-se ainda pela realização de debates sobre a relação entre segurança e Polícia Militar, a desaprovação ao convênio atual e à maneira com que desocupação do prédio da Reitoria foi feita. De acordo com o professor da Faculdade de Direito Jorge Souto Maior, teria sido “uma demonstração de força política”. “O vulto da operação não foi só o cumprimento de uma ordem liminar. Conseguir causar medo, eliminar as possibilidades de diálogo e criminalizar o movimento estudantil, foram os objetivos da ação. Mas aconteceu o inverso: a USP acordou, o que foi surpreendente”, continuou.

Uma próxima assembleia da Adusp, ainda sem data definida, deve votar uma moção de desagravo à imprensa, feita pelo professor da FFLCH Adrian Pablo Fanjul, por parte de todos os setores da Universidade que se sentiram caluniados pela cobertura dos grandes veículos de comunicação. Adrian também repudiou as ações dos alunos envolvidos na invasão, assim como Marlene Suano, professora da mesma Unidade que teve sua porta pichada por estudantes. “Os movimentos estudantis banalizam a imposição autoritária e violenta, e isso é muito preocupante”, comentou ela. No entanto, a opinião geral é de apoio, inclusive político, aos alunos presos na última terça-feira (8).

Massiva presença da imprensa na Assembleia da Adusp (foto: Ricardo Bomfim)