Brasil fica em 3º no Campeonato Sulamericano de beisebol

Alunos da USP se destacam a ajudam a trazer o bronze

Após quatro horas de jogo, a seleção brasileira venceu o Chile por 10 x 0 e conquistou o 3º lugar no Campeonato Sulamericano de Beisebol no sábado (19 de novembro). A Argentina ficou em primeiro lugar, seguida do Equador. Depois dos sete jogos realizados em Buenos Aires entre os dias 12 e 19 de novembro, o time do Brasil voltou para casa com taça e medalhas de bronze, além de prêmios de destaque na competição.

Jun Sato, aluno da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), ganhou troféu de melhor arremessador do campeonato. Os melhores rebatedores do torneio foram, em primeiro lugar o brasileiro Ariel Frigo, e em segundo, Fábio Nakamura (também aluno da EACH).

“Foi uma expriência ótima jogar contra esses países,  foi legal” conta Jun. “Fiquei muito feliz e ganhei um prêmio [melhor arremessador] que não esperava”.  Fábio  diz que esse foi seu  primeiro campeonato na categoria adulta  e “a experiência foi boa para crescimento como atleta. Fiquei feliz que tive bom rendimento nos jogos”.

Entre o anúncio da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) confirmando a participação do Brasil no Campeonato e a data da viagem, a Seleção teve poucos dias para entrosamento e treino. Ainda assim, o técnico considera que o resultado foi positivo. “Perdemos o primeiro lugar porque a equipe do Equador e da Argentina treinaram mais tempo, enquanto que nós tivemos apenas uma semana” comenta Cobas, e continua: “Foi bom para nós. Já fazia quatro anos que não jogávamos um campeonato internacional”.

Fábio Nakamura e Jun Sato após premiação do Campeonato (foto: Rafael Kiryu)
Os Jogos

O time brasileiro perdeu o primeiro jogo do Campeonato para o Equador (3×1) no dia 12 de novembro (sábado). Ainda assim, os destaques foram do Brasil. André Rienzo, por exemplo, arremessou bolas que chegaram a 94 Mph (em torno de 150 km/h). Já Fábio Nakamura, teve 100% de aproveitamento nas rebatidas. Após a partida, Fábio comentou: “Foi um jogo muito disputado. O time do Equador é uma mescla de jovens com jogadores experientes. Tem ataque e defesa muito bons. Mas a gente jogou bem, apesar de não conseguirmos aproveitar as chances de colocar ponto”.

Após essa derrota, porém, o Brasil saiu vitorioso no jogo seguinte contra o Chile (15×0). O técnico Luis Cobas considerou  que a vitória contra o Chile foi importante e que o Brasil soube aproveitar as chances de pontuar. A terceira partida, contra a Argentina, foi muito disputada e tensa. O Brasil fez um ponto no final do jogo mas não foi o suficiente, e o placar final ficou em 2×1 para a Argentina. Nos dois jogos seguintes a seleção brasileira saiu vitoriosa. Contra a Bolívia, ganhou de 11×0 no dia 15 (terça-feira). Contra o Peru, no dia 16, o resultado foi 10×0 para o Brasil.

Na semi-final (sexta-feira, 18), em um jogo acirrado de quase três horas de duração, o Brasil  voltou a enfrentar o Equador e por pouco não garantiu a vaga na disputa pelo ouro. O placar final foi de 2X1 para o Equador. A partida pelo bronze, contra o Chile, foi longa e sob sol forte.  Teve início as 11h da manhã e terminou as 3h da tarde, com a comemoração da Seleção Brasileira, que não  deixou o Chile pontuar.

Seleção Brasileira de beisebol antes de jogo contra Chile em Buenos Aires, Argentina