Cetesb multa e adverte USP por irregularidades na EACH

O Campus Leste da USP foi multado no dia 9 de novembro em R$500,00 pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) por ainda não ter Licença de Operação – mesmo após seis anos de funcionamento. A assessoria de imprensa da Companhia informa que a multa ainda não foi paga. A Universidade também recebeu um Auto de Advertência que exige implantação de um sistema que extraia o gás metano do subsolo do campus Leste.

Em nota, a Cetesb exige que a USP “faça uma investigação detalhada e apresente planos de contingência e de monitoramento da área do empreendimento”. Também foi exigido um relatório contendo cronograma para implantação das medidas necessárias.

Além disso, espera-se que a Universidade solicite a devida licença o quanto antes, ou voltará a ser penalizada seja com multa gravíssima ou diária – a ser definido posteriormente. A Cetesb programa uma nova vistoria ao local dentro dos próximos dias para verificar se as exigências foram atendidas.

A assessoria de imprensa da EACH não atendeu à solicitação de entrevista do JC, e informou que a responsabilidade de resposta pelo assunto é da assessoria de imprensa da Reitoria. Esta também se absteve da responsabilidade.