Estudantes da USP são convocados para Seleção Brasileira de beisebol

Jun Sato e Fábio Kyoji Nakamura, alunos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, estão em Buenos Aires, Argentina, onde irão disputar o Campeonato Sulamericano de Beisebol. Os dois foram convocados para a Seleção Brasileira nesta semana e estão animados para representar o Brasil no exterior.

Antes de embarcarem, os jogadores comentaram suas expectativas. “Espero que a Seleção do Brasil vá bem para ganhar reconhecimento nacional e divulgar mais o beisebol” diz Fábio. Jun conta que essa será sua primeira experiência com países da América do Sul: “Tem uma ansiedade, claro, mas estou tranquilo porque estou bem treinado”.

Além do Brasil, está confirmada a participação de mais cinco equipes no campeonato: Argentina, Bolívia, Chile, Equador e Peru. Os jogos acontecerão de 11 a 20 de novembro, e o Brasil estreará dia 12 (sábado). A equipe brasileira conta com 22 atletas e tem como técnico o cubano Luis Cobas.

Jogando a final do Campeonato Sulamenricano em casa, em 2005, o Brasil venceu a Venezuela e garantiu uma vaga no nos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Em 2010, a equipe brasileira não disputou o Sulamericano (ocorrido em Porto Rico) por falta de apoio e patrocínio, não conseguindo por tanto, participar dos Jogos Pan-Americanos de 2011.

Jun Sato e Fábio Nakamura momentos antes de embarcar para a Argentina em 9 de novembro (foto: Marcelo Nakamura)

A tabela dos jogos pode ser encontrada no site da IBAF.

Errata
A estreia do Brasil no campeonato acontece no dia 12, e não no dia 22. A reportagem já traz a informação corrigida.