Escola de Aplicação ainda não recebeu todos os cartões Busp

Pais não tiveram tempo para providenciar RG dos filhos, pré-requisito para a emissão do cartão Busp a alunos da EA

A Escola de Aplicação (EA), vinculada à Faculdade de Educação (FE) da USP, é frequentada por cerca de 640 alunos. Na primeira remessa de Bilhetes USP enviados à FE, apenas 103 cartões foram enviados para a EA e alguns deles continham o nome de ex-alunos, segundo Patrícia Martins Penna, diretora da Escola.

Para fornecer os cartões que ainda faltam, a Coordenadoria do Campus da Capital (Cocesp) orientou a Escola a realizar o cadastro dos alunos que desejam receber o Busp. Para isso, os pais precisam apresentar o número USP e RG de seus filhos, com a respectiva data de expedição. “Não é comum crianças de 6 anos terem RG, que só é exigido na conclusão do Ensino Fundamental”, explica Patrícia. “Os pais deveriam ter tido tempo de providenciar essa identificação”. Após o início desse processo, a secretaria recebeu mais de 200 solicitações. “Não era uma demanda prevista, não está sendo fácil para a secretaria fazer esse cadastro”, afirma a diretora.

Patrícia diz que a mudança foi uma surpresa para ela e para os estudantes. “A gente ficou sabendo pela direção da Faculdade de Educação. Nossas aulas iniciaram nos dias 6 e 7 de fevereiro, a mudança foi anunciada no dia 16 de fevereiro. Não fomos consultados em nenhum momento pela Universidade”.

De acordo com a diretora, o novo sistema tem implicações para os alunos. “Nós temos especificidades por sermos uma escola. Os alunos de graduação e de pós se locomovem sozinhos, mas os nossos alunos geralmente dependem dos pais para chegarem até a escola”, esclarece. Cerca de dois terços dos alunos da EA são filhos de funcionários ou docentes da USP, que também receberão o benefício do Busp. Os outros pais não receberão o cartão.

O novo circular terá a mesma taxa dos ônibus comuns que operam em São Paulo: R$ 3,00. Para o pai que acompanha o seu filho na ida e na volta da escola, pegar o novo circular poderá representar um gasto de até R$ 12,00 por dia. “Para algumas famílias, esse gasto representa uma despesa que não está prevista, mas não obtivemos resposta da Reitoria a respeito desse problema”, declara Patrícia.