Europa estimula uso de bikes

Em Barcelona, Bicing incentiva o uso de bikes (foto: Daniela Frabasile)
Em Barcelona, Bicing incentiva o uso de bikes (foto: Daniela Frabasile)

A Europa apresenta um avançado sistema de transporte cicloviário, que serviu de inspiração para a criação do PedalUSP. Em Paris, o sistema se chama Velib’. São mais de 20.000 bicicletas, disponíveis em 1.800 estações do Velib’, onde se pode pegar ou devolver as bicicletas, espalhadas pela cidade. As estações são próximas umas das outras, e o usuário pode pegar uma bicicleta em uma estação e deixá-la em outra. Os primeiros 30 minutos são sempre gratuitos, e dessa forma é possível percorrer pequenas distâncias sem pagar nada.

Em cada estação existe um terminal de autosserviço; o usuário deve cadastrar um cartão de crédito, em que será cobrado o valor correspondente ao tempo de uso. Caso a bicicleta não seja devolvida, é cobrada uma multa de 150 euros. Existem diferentes taxas, que dependem do tempo a contratar o serviço e da idade. Um passe para uma pessoa de mais de 27 anos durante um ano custa 29 euros; para estudantes de 14 a 26 anos, são 19 euros pelo mesmo período.
Existe também uma oferta de aluguel de bicicletas voltada para turistas, com períodos menores. Para um dia, o custo é de 1,70 euros, e para uma semana, 8 euros. Durante esse período, o usuário pode pegar e deixar uma bicicleta em qualquer estação livremente.

Consultas Online

Para saber onde existem estações com bicicletas ou para encontrar estações com espaços livres para devolver uma bicicleta, existe um mapa interativo na internet, nos terminais é possível verificar as estações próximas, e além disso está disponível um aplicativo para smartphones no qual é possível encontrar as estações mais próximas.

Adrien, que estuda em Paris há três anos, fala que sempre que possível vai de bicicleta para a faculdade, “é mais confortável que pegar o metrô, que é muito cheio nos horários que uso, e além disso, acaba sendo mais barato usar o Velib’ mesmo. Poder pegar a bicicleta em uma estação e devolver em outra é muito útil”.

Em Barcelona, o Bicing é um sistema similar. Porém, há uma ênfase maior na bicicleta como meio de transporte e como um complemento à rede de transporte público tradicional na cidade. Dessa forma, não há ofertas para períodos curtos de um dia ou uma semana, como o Velib’.

O Bicing é utilizado como meio de transporte por muitas pessoas em Barcelona. Para Juán, que sempre morou na cidade, é um transporte como outros, mas que ainda tem maiores vantagens, “ajuda o trânsito, é acessível e acaba sendo uma maneira boa de preservar o meio ambiente. Muita gente também acha que é uma boa forma de fazer exercício. Barcelona é uma cidade plana, é bem fácil usar a bicicleta para ir aos lugares, até para quem não está acostumado a se exercitar muito”.

Com o Bicing, só é permitido usar a mesma bicicleta por até duas horas, havendo uma multa no valor de 3,55 euros no caso dessa regra não ser cumprida. Também há a multa de 150 euros caso a bicicleta não seja devolvida em 24 horas, da mesma forma que o Velib’. Em Barcelona, o serviço custa 37,28 euros por ano.