Bichusp inaugura competições internas na USP

Torneio que pode ser disputado por todos os calouros ajuda Atléticas a encontrarem novos talentos para o esporte universitário

Para os bixos, a primeira oportunidade de defender as cores da sua nova faculdade. Para as atléticas, um excelente meio de descobrir e revelar novos craques. Com nove modalidades (atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, handebol, natação, tênis de campo, tênis de mesa e xadrez), mais de duas mil pessoas envolvidas em cada um dos quatro finais de semana de competição e a participação de alunos de mais de 20 faculdades, o Bichusp inaugura sua temporada anual de torneios esportivos internos da USP.

Organizado pela Liga Atlética Acadêmica da USP (LAAUSP), o campeonato está em sua 42ª edição. Além do caráter esportivo, a competição é o cartão de visita das novas gestões da LAAUSP, entidade que organiza, além do Bichusp, a Copa USP e os Jogos da Liga.

Leonardo Marinho da Cunha, o Tocantins, presidente da atual gestão da LAAUSP, afirma que “o Bichusp é uma competição muito importante para mostrar a organização da nova gestão. É nela que deixamos a primeira impressão não só organizacional, mas também possibilitamos a primeira grande integração, através do esporte, aos alunos recém-ingressos em nossa Universidade”.

Disputas individuais

Durante o primeiro final de semana de competição, nos dias 10 e 11 de março, a disputa ficou por conta dos esportes individuais: natação, tênis de mesa, atletismo e xadrez. Destaque para a FEA, que venceu a natação masculina e o tênis de mesa feminino.

No atletismo, mais uma vez a FEA se deu bem e garantiu a vitória nos gerais feminino e masculino. Já no xadrez, única modalidade do Bichusp em que não há divisão entre masculino e feminino, e a disputa é feita por equipes mistas, a vitória ficou com a Poli que, curiosamente, tinha uma equipe composta somente por homens.

Esportes coletivos

No segundo final de semana, nos dias 17 e 18 de março, a disputa no Bichusp foi entre as equipes de vôlei e futsal. Destaque para as torcidas e baterias, que encheram as arquibancadas do Cepeusp e incentivaram suas equipes pela primeira vez no ano.

Sábado, as bixetes do vôlei e os bixos do futsal entraram em quadra debaixo de muito sol e calor. Melhor para a EEFE, que ganhou as duas modalidades femininas, e para a FEA, que ganhou as masculinas.

As competições de Handebol e Basquete acontecerão no próximo final de semana, no Cepeusp. Futebol de campo e tênis fecham a competição no final de semana seguinte.

Clima de Bichusp é de confraternização e integração entre calouros e veteranos de várias unidades (fotos: 1/2/Paulo Frito; 3/5/6/Sílvio Augusto Jr; 4/Paulo Chou)