Cepeusp não atende à demanda das Atléticas

Com o fortalecimento das Atléticas da USP, a demanda por horários de quadras e módulos do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) cresceu, e o espaço reservado para estas atividades estão cada vez mais escassos.

Somada a esta demanda, está ainda o fato de que o Cepeusp recebe eventos de outras naturezas, como competições de funcionários e docentes, além de cursos.

Um relatório de 2009 da Liga Atlética Acadêmica da USP (LAAUSP), entidade que reúne e organiza a maioria das Atléticas da universidade, já apontava a necessidade da extensão do horário para treinos, já que mais de 25% dos pedidos de horário de treinos por parte das atléticas à LAAUSP não foram atendidos pelo Centro.

A divisão de horários se dá após uma reserva de quadras e períodos por parte do Cepeusp para a LAAUSP, que posteriormente divide estes horários entre os pedidos recebidos de todas as atléticas. A demanda é maior que a oferta de horários, e este quadro tende a piorar nos próximos anos.

Para Bárbara Assaf, autora deste relatório e ex-vice-presidente da LAAUSP, “o crescimento do número de equipes esportivas não foi acompanhado pela disponibilização de novas instalações, sobretudo quadras poliesportivas, para o treinamento das mesmas” afirma.

No entanto, Bárbara aponta que esta defasagem não é culpa do Cepeusp, que pouco pode fazer para compensar o aumento da demanda por parte dos alunos. Além dos treinos e competições da LAAUSP, o Cepeusp também recebe um grande número de membros da comunidade USP que procuram suas instalações para atividades recreativas. Algumas quadras são reservadas nos horários de pico justamente para estes usuários ocasionais, conhecidos como “peladeiros”.
Configuração atual do Cepeusp (Bárbara Assaf)

Expansão do Cepeusp

A importância da expansão do número de instalações é reconhecido pelo Cepeusp, que pretende ampliar e reformar suas Torneio que pode ser disputado por todos os calouros ajuda Atléticas a encontrarem novos talentos para o esporte universitário instalações através de um novo plano diretor. Estas reformas e ampliações esbarram em trâmites burocráticos dentro da Universidade, mas já começam a se concretizar, como no caso da reforma do acesso ao velódromo, já em andamento, e a da pista de atletismo, que é esperada para começar em breve.

Para a professora Carolina Magalhães, assistente de direção do Cepeusp, esta expansão é importante. “O Cepeusp não possui apenas o objetivo de atender as atléticas, mas busca sempre um equilíbrio, já que também oferece atividades para a comunidade USP”, comenta. Ela também afirma que a procura pelos espaços e serviços do Centro cresceu nos últimos anos.

Uma medida que aumentaria a capacidade de atendimento do Cepeusp é o horário estendido, ou seja, o funcionamento da unidade até às 23h30 (atualmente, o serviço é realizado até às 21h30). Este horário era aplicado até anos atrás, mas foi interrompido devido ao aumento de custos e questões trabalhistas envolvidas no trabalho em horário noturno. O relatório de 2009 aponta que o horário estendido poderia atender 81% dos pedidos de reserva. Há um entendimento entre o Cepeusp e as atléticas que a nova adoção deste horário ajudaria a prática esportiva no campus, e a questão já se encontra para análise e aprovação na reitoria.

Evite os horários de pico

Apesar da grande demanda por horários para uso recreativo, treinos ou cursos, o Cepeusp possui horários de pico seguidos por períodos ociosos. O horário comercial é o período em que há mais ociosidade nas instalações do Centro, enquanto antes das aulas do período matutino, no horário de almoço e no período da noite, há grande procura. A recomendação é de que se evite o uso, se possível, nestes horários.

Horário de pico:
  • das 7h às 8h30