Administração da Nova ECA poderá ser abrigada no prédio do IRI

O prédio destinado ao Instituto de Relações Internacionais (IRI) pode fazer parte do complexo da Nova ECA. Em reunião realizada com o Centro Acadêmico Lupe Cotrim (CALC) no último dia 11, a Superintendência de Espaços Físicos (SEF) e os arquitetos responsáveis pelo projeto alegaram que existe a possibilidade das instalações destinadas ao curso de Relações Internacionais (RI) abrigarem a administração central da ECA no futuro.

“A arquiteta da SEF disse que a Nova ECA já foi projetada levando em consideração o atual prédio do IRI”, alega Lira Alli, diretora do CALC. Assim que soube da informação, o GUIMA (Centro Acadêmico Guimarães Rosa, do IRI) entrou em contato com a diretora da unidade, Maria Hermínia Tavares, a fim de obter maiores informações. De acordo com Leonardo Borges Calderoni, membro da atual gestão, a direção marcou uma reunião com os estudantes para esclarecimentos.

Em entrevista ao Jornal do Campus, a diretora nega qualquer possibilidade do prédio que foi construído para abrigar o IRI não ser ocupado pelo instituto. “Não recebi qualquer informação oficial sobre a possibilidade de que o IRI venha a ocupar outro espaço no futuro, nem que o atual prédio venha a ser incorporado ao conjunto da Nova ECA”, comenta. “A direção do IRI está tranquila com relação à questão”, confirma ela.

O curso de RI surgiu há 10 anos. Desde o princípio, ele foi abrigado pela FEA. A demanda por um prédio próprio é antiga, já que os espaços destinados a atividades estudantis são bastante restritos. Em fevereiro deste ano, como publicado pelo Jornal do Campus, o uso de salas para demandas extracurriculares passou a ser cobrado pela FEA, restringindo ainda mais a atuação dos estudantes do IRI.

A construção de um prédio para abrigar a unidade foi iniciada em 2009 próxima à área dos barracões. A mudança está prevista para o próximo semestre.

Apesar dessa nova informação, nenhum informe oficial foi feito por parte da SEF ou da diretoria da ECA. Nas plantas do projeto da Nova ECA que tem sido apresentadas pela diretoria da unidade consta também um prédio destinado ao Centro de Difusão Internacional (CDI). Segundo Luciana Guimarães, funcionária da SEF e uma das arquitetas envolvidas no planejamento, a polêmica se refere a esse prédio, que teria espaço suficiente para abrigar também o IRI. A assessoria de imprensa da Reitoria alega não saber de nenhuma informação a respeito dessa discussão.

O diretor da ECA, Mauro Wilton de Souza, alega que pode haver uma negociação no futuro com o IRI para discutir o destino do prédio construído. “Creio que temos ambos o entendimento de que o prédio foi construído para abrigar o IRI e assim será feito” diz a diretora Maria Hermínia.