Projeto “Segunda-Feira sem Carne na FSP” tem mais de 90% de aprovação

O projeto Segunda-feira Sem Carne (SSC) na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP teve, em sua primeira edição, realizada em março, 93% de avaliações que o consideraram uma boa iniciativa. Mais de 150 alunos, funcionários e professores responderam ao questionário de avaliação aplicado pela equipe responsável pelo projeto.

A SSC na FSP surgiu a partir de dados do mestrado de Aline, que estuda tendência no consumo de carne no município de São Paulo. “Vimos que o paulistano consome muita carne, excedendo as recomendações nacionais e internacionais”, comenta a nutricionista. Segundo ela, o excesso, principalmente de carne vermelha e processada, está relacionado a diversas doenças crônicas, como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. Além do prejuízo à própria saúde, o consumo exagerado também causa grande impacto ambiental.

Aline reuniu uma equipe para colocar em prática seus dados da pesquisa do mestrado, inspirando-se na campanha SSC que já existe em outros países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido. A proposta é convidar as pessoas a retirar a carne do cardápio pelo menos uma vez por semana para descobrir outros sabores. Ainda em período de testes na FSP, o projeto ocorre uma vez por mês por conta da logística das compras e dos cardápios do Coseas, órgão responsável pelos restaurantes da USP.

A coordenadora e idealizadora da proposta comemora a boa aceitação: “Durante o dia ficamos na saída do restaurante conversando com as pessoas. A grande maioria foi a favor”, diz Aline Martins de Carvalho. Para a estudante do curso de Nutrição, Paula Gerencer, o projeto é útil para “abrir a cabeça a novas idéias”: “Não sou uma pessoa que goste de soja, sempre achei ruim, mas aqui estava bem preparada, diz, ao sair do restaurante.“Podia ser sempre assim, com mais opções para todos os gostos”, comenta Sara Rios, também aluna de Nutrição. A segunda edição da SSC, realizada no dia 23, ofereceu aos usuários pratos como “torta de proteína de soja com abobrinha refogada” e “soja a moda oriental com batata napolitana”.