Estudantes processados começam a depor

Começaram na tarde desta terça-feira, 22, os depoimentos dos alunos processados pela Procuradoria Geral da Reitoria da USP. Os estudantes Hugo Scabelo (IME), Vinicius Becker (FFLCH), Roberta Novello (FFLCH), Thais Rabelo (FFLCH) e Welber Pereira (EACH) foram os primeiros a depor na sede da Procuradoria, na Rua Alvarenga, 1416, local onde são realizados os trabalhos da Comissão de Sindicância instalada pela USP.

Enquanto os processados tinham seus depoimentos colhidos, dezenas de estudantes se concentravam em frente ao prédio da Procuradoria. Eles pediam o fim dos processos e nenhuma punição aos alunos que, em novembro do ano passado, ocuparam a Reitoria e se manifestaram politicamente contra a presença da polícia militar no campus, além de insatisfeação com uma série de outras medidas adotadas pela direção da Universidade.

O ato na Rua Alvarenga foi organizado pelo DCE da USP e, antes dele, os alunos tomaram café da manhã em frente à Reitoria, em protesto ao encontro do reitor João Grandino Rodas com os integrantes da chapa Reação, derrotada nas eleições do DCE em março. A manifestação contou com cerca de 150 estudantes, foi acompanhada por policiais e, até às 15 horas, nenhuma ocorrência havia sido registrada, apesar de uma das quatro faixas da rua ter sido interditada.

Os depoimentos colhidos não seriam os primeiros. Na quarta-feira, estava prevista a apresentação de cinco estudantes à Procuradoria Disciplinar da USP, mas um e-mail institucional enviado na noite do dia anterior cancelava os depoimentos. Segundo a assessoria de imprensa da reitoria, a postergação foi decidida pelo presidente da Comissão de Sindicância, e uma nova data ainda não foi marcada.

Na semana passada, apesar dos depoimentos não terem acontecido, a frente da Procuradoria Disciplinar da USP também foi tomada por manifestantes. Cerca de quinhentas pessoas, entre alunos, professores e funcionários, repetiam as reivindicações vistas na tarde da última terça-feira. Na ocasião, no entanto, alguns estudantes foram flagrados pixando o prédio da Procuradoria Disciplinar da USP, o que pode render novas punições.

Na próxima quarta-feira, está prevista a realização do ato “Verdades e Mentiras dos Processos contra Estudantes e Trabalhadores”. O debate está marcado para as 11 horas, e contará com a presença de Jorge Soutomaior, professor da Faculdade de Direito da USP, além de alunos processados e representantes do Sintusp, do DCE, da Adusp, da Moradia Retomada e da Associação de Moradores do Jardim São Remo.