Exposição traz fotos feitas com microscópio

Imagens vencedoras de concurso internacional da Nikon chegam ao Brasil pela primeira vez em montagem da Estação Ciência
Imagem de grama ganhou o 2º lugar em 2011 (Foto: Donna Stol/Cortesia Nikon Small World)
Imagem de grama ganhou o 2º lugar em 2011 (Foto: Donna Stol/Cortesia Nikon Small World)

De 5 de junho a 20 de dezembro a Estação Ciência, em conjunto com a Nikon, promove a exposição Small World. Trata-se de uma galeria com 21 imagens provenientes de um concurso realizado pela Nikon em que os participantes devem obter imagens por meio de seus microscópios. “Ocasionalmente, os cientistas encontram em seus objetos de estudo uma beleza que transcende a ciência e se torna uma imagem que pode ser dividida com o resto de nós – que pode não entender tanto sobre as especificidades desses estudos, mas é perfeitamente capaz de reconhecer a beleza neles”, explica Eric Flem, um dos porta-vozes do evento.

O concurso, realizado anualmente desde 1974, começou como uma forma de a empresa japonesa reconhecer as realizações do público consumidor de seus produtos, e hoje se transformou na maior galeria de imagens científicas do mundo. “Foram dois mil inscritos para a competição em 2012, e esse número cresce a cada ano (…) é nosso privilégio honrar os pesquisadores e fotógrafos que nos enviam seus trabalhos incríveis”, conta Flem.

Embora não haja vencedores brasileiros nesta última edição, eles são presença constante entre os participantes: segundo o gerente, todos os anos há inscrições brasileiras, e catorze das imagens premiadas durante toda a história do prêmio foram originárias do Brasil. “O Brasil tem sido há muito tempo uma parte vital das estratégias de mercado da Nikon, já que seu campo médico e científico cresce com bastante rapidez”, afirma.

Sobre os desafios que o concurso traz para seus participantes, Eric Flem explica que além do grande número de desafios técnicos que o simples ato de tirar uma foto por meio de um microscópio apresenta, os competidores ainda são estimulados a criar um trabalho que seja bonito e tenha relevância científica, simultaneamente. “Normalmente nós temos quatro ou cinco jurados, todos eles membros ilustres das comunidades artísticas e científicas, ou da mídia. Cada uma dessas áreas traz uma perspectiva única para as imagens que, trabalhando juntas, formam uma galeria bem feita, visualmente impressionante e cientificamente relevante.” Além do reconhecimento mundial conquistado, doze das melhores fotografias são selecionadas para compor um calendário especial.

“A intersecção entre arte e ciência é o ponto onde a comunidade científica pode efetivamente dividir um pouco do que acontece em seus estudos com o resto de nós”, diz Flem. Um dos episódios mais curiosos relacionados ao Small World que exemplifica essa relação é a história da fotografia vencedora do prêmio de 2011, feita pelo biólogo Igor Siwanowic. Certa vez, ao ser mordido por um pequeno inseto, ao invés de enxotá-lo (como a maior parte das pessoas faria), o polonês apanhou um pequeno tubo de ensaio – que guarda sempre em seu bolso, para ocasiões como essa – e capturou o animal. Mais tarde, ele examinaria o inseto em seu microscópio e tiraria a foto que o levaria a conquistar o primeiro lugar da competição. “Minha arte causa uma dissonância para quem a vê – um conflito entre a ideia culturalmente disseminada do inseto como algo repulsivo e feio diante de uma recém-adquirida admiração pela beleza de sua forma”, ele conta.Esta é a primeira vez que Small World vem ao Brasil. A expectativa dos organizadores é que a exibição atraia à Estação Ciência novos fãs de arte, ciência e tecnologia, e que os visitantes descubram um novo – e invisível – mundo.

O Concurso

Nikon Small World é aberto a qualquer interessado em fotomicrografia. O concurso tem em em seu rol de vencedores tanto pesquisadores científicos quanto fotógrafos profissionais e amadores. As imagens podem ser enviadas em película transparente de 35mm ou via internet, como documento portátil (PDF). Especialistas e autoridades em fotomicrografia selecionam as 20 melhores imagens e o responsável pela fotografia que leva o primeiro lugar ganha um prêmio de três mil dólares em equipamentos da Nikon.

Fotografia da superfície de um microchip obteve o 5º lugar no concurso (Foto: Alfred Pasieka/Cortesia Nikon Small World)
Fotografia da superfície de um microchip obteve o 5º lugar no concurso (Foto: Alfred Pasieka/Cortesia Nikon Small World)
Serviço

Data: De junho a 20 de dezembro de 2012.
Local: Estação Ciência (Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo)
Público-alvo: todos os interessados.
Horário: 3ª a 6ª, das 8h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.
Ingressos: R$ 4,00 inteira; meia para estudantes e portadores de necessidades especiais; isento para menores de 6 anos e maiores de 60, comunidade USP, professores, primeiro sábado e terceiro domingo do mês.
Realização: Nikon Instruments