Jogos movem mais de 14 mil alunos no feriado

Já virou tradição. Afinal, já faz alguns anos que o feriado de Corpus Christi é, para milhares de uspianos, o período de jogos universitários. Entre os dias 7 e 10 junho, mais de cinco mil alunos da USP, juntos, participam de três competições esportivas: Interusp, Juca e Integramix. Somados aos estudantes das outras faculdades envolvidas nos eventos, serão mais de 14 mil universitários viajando para praças esportivas localizadas no interior paulista e mineiro.

Só o Interusp, em sua 28ª edição, reunirá 4 mil uspianos em Poços de Caldas, em Minas, a 270 quilômetros de São Paulo. O evento reúne estudantes de oito faculdades da USP: Poli, Medicina Pinheiros, Medicina Ribeirão Preto, FEA, São Francisco, Odontologia, Farmácia e ESALQ. Com 20 títulos, a Medicina Pinheiros é a maior vencedora do torneio. Mas nos últimos doze anos, a Poli conquistou seis títulos, inclusive no ano passado.

São quinze modalidades esportivas, entre elas o beisebol (disputado só entre homens), o softbol (versão feminina do beisebol) e o pólo aquático – pouco convencionais nas disputas universitárias. As artes marciais também têm espaço, com a disputa do caratê e do judô. “Sempre há pedidos para incluir Taekwondo e Jiu-Jitsu, por exemplo. As faculdades vão formando suas equipes e apresentando suas propostas, mas nem todas passam nas votações”, conta Guilherme Augusto Losso, secretário geral da comissão organizadora.

Diferente do Interusp, o Juca (Jogos Universitários de Comunicação e Artes), que também acontece no feriado de Corpus Christi, aposta alto nas duas baladas que acontecem em meio aos jogos. Neste ano, os mais de sete mil alunos que forem para Guaxupé, cidade mineira localizada a 300 quilômetros de São Paulo, poderão assistir aos shows de bandas como Raimundos e Velhas Virgens. “O foco da Laaca (Liga Atlética Acadêmica de Comunicação e Artes), responsável pela organização do Juca, é sempre fortalecer os jogos. Porém, precisamos das baladas para sustentá-los financeiramente. Além disso, acreditamos que, neste ano, estamos trazendo atrações mais interessantes para os alunos do que nos outros”, explica Guilherme Muezerie, aluno da ECA e diretor de comunicação da Laaca.

A 19ª edição do Juca terá uma novidade: a Anhembi Morumbi se juntará às outras sete participantes do evento ano passado (ECA USP, Cásper Líbero, Metodista, Mackenzie, Belas Artes, PUC São Paulo e PUC Campinas). O Mackenzie, com treze títulos, é o maior campeão da história do Juca. Nos últimos dois anos, ECA e Cásper ficaram com o troféu geral. “O Mack deve vir com muita vontade de voltar a ser campeão esse ano. Por outro lado, as duas últimas campeãs também vão brigar forte pelo título. Acho que o campeonato fica com uma dessas três. A tendência é que o JUCA fique cada vez mais equilibrado e o favoritismo absoluto do Mackenzie de outros anos não se repita”, prevê Guilherme.

Já em Bauru, a 330 km da capital, acontecerá a terceira edição do Integramix – campeonato que reúne oito faculdades, sendo duas da USP: a EACH e, pela primeira vez, o IME. Com um público previsto de duas mil pessoas, o campeonato ainda dá seus primeiros passos para se consolidar no calendário esportivos de jogos universitários que, nesta época do ano, envolve milhares de estudantes e movimenta o turismo de diversas cidades interioranas.