Musical conta história clássica adaptada à realidade brasileira

O enredo é europeu, mas o texto é em cordel bem brasileiro e a temática não poderia ser mais atual e globalizada. E tudo isso com muita música. Essa mistura é o mote de O Pífaro, musical inédito estrelado pelos alunos do 5º semestre da Escola de Artes Dramáticas (EAD), que estreia no dia 27 de junho.

Trata-se de uma adaptação do poema O flautista de Hamelin, do inglês Robert Browning. O prefeito de uma cidade infestada de ratos anuncia que vai pagar 50 moedas de ouro a quem for capaz de livrá-los de tal praga. Pífaro, o flautista, afirma ser um mágico capaz de atrair os ratos e se oferece para o serviço por apenas 5 moedas de prata. Ele toca uma canção que atrai todos os roedores para fora da cidade e faz com que eles se joguem no mar, e então volta para receber seu pagamento. O prefeito faz pouco caso, paga a ele apenas uma moeda de cobre e o expulsa da cidade. Pífaro volta a tocar, dessa vez atraindo as crianças com uma canção que os adultos não eram capazes de ouvir, e as leva para uma montanha isolada, onde passam a viver em uma sociedade utópica, livre da corrupção.

O texto foi escrito por Paulo Faria e, para dar um toque brasileiro à peça, a linguagem é trabalhada na forma de cordel. “As falas são todas rimadas, com métrica, e as músicas são todas referentes à musica brasileira”, conta Iacov Hillel, professor da EAD e diretor da montagem. Além de atuar, os alunos também vão cantar todas as músicas que compõem o espetáculo, compostas por Carlos Bauzys, diretor musical da peça. “Bauzys trabalhou conosco em musicais que foram grandes sucessos, como A ópera do malandro e Hair”, relembra Iacov.

Preparação

A produção do espetáculo foi feita apenas quatro meses, sempre com decisões tomadas em conjunto pela turma. “No primeiro dia de aula, Iacov perguntou o que a gente tinha vontade de falar, levantou os desejos da classe”, conta Roberto Bellinati, integrante do elenco. “Nossa turma tinha muita vontade de cantar, de fazer uma coisa divertida e com um assunto brasileiro. Essas foram as três coisas que mais surgiram naquele primeiro dia de conversa, e O Pífaro é uma das cartas que Iacov tinha na manga”, completa. É a primeira vez que a turma, composta por 18 alunos, vai se apresentar ao público.

Questão social

Para os alunos, o fato de o musical ser uma alegoria sobre corrupção o torna extremamente atual. “A peça tem muitos coros, isso é bem legal porque falta coro na nossa sociedade, falta coletivo”, explica Roberto. “O núcleo principal do coro é o povo da cidade e, em determinado momento, eles vão até a prefeitura cobrar o que havia sido prometido e eu pensei ‘nossa, quando a gente faz isso? ’. Eu gostaria muito de ir até a prefeitura cobrar os meus direitos, e na peça isso acontece”, completa.

“Uma das coisas que me instiga no trabalho do Pífaro é poder falar de tudo isso usando a linguagem que a gente está usando”, comenta a estudante Nathália Alfieri. “A gente tem muita cena cômica, muita ironia, muitos personagens exagerados, justamente para mostrar esse lugar estranho dos políticos hoje, da nossa corrupção, das injustiças, para quem vai o dinheiro”.

O Pífaro – Uma fábula musical
Quando? 27/6 a 15/7 – quarta a sábado às 21h e domingo às 20h
Onde? Teatro Laboratório ECA-USP, Sala Alfredo Mesquita (Rua da Reitoria, 215 – Travessa da Av. Prof. Luciano Gualberto)
Quanto? Grátis. Os ingressos são distribuídos com 1h de antecedência