Curso de Letras terá Habilitação em Língua e Literatura Coreana

Em reunião do Conselho Universitário (Co.) realizada no último dia 20, foi aprovada a criação da Habilitação em Língua e Literatura Coreana para o curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH). A especialização será exclusiva no período matutino e serão oferecidas quinze vagas a partir de 2013. O curso é uma parceria da FFLCH com a Korea Foundation.

“Acho que a criação de uma habilitação tende a fortalecer o estudo e a valorização não só da literatura, mas da cultura coreana como um todo. É importante estabelecer um diálogo mais intenso, dentro da Universidade, entre dois países que, já há alguns anos, mantêm relações econômicas estreitas, como Brasil e Coreia”, aponta Dafne Teixeira, representante discente que votou a favor da proposta da criação do curso, aprovada por consenso.

A Korea Fundation é uma fundação associada ao governo da Coreia do Sul. Criada em 1991, possui diversas iniciativas que buscam promover a imagem e a cultura coreana mundo afora. No Brasil, a instituição já era parceira da USP em programas de intercâmbio, além de manter junto com a PUC-SP um centro de estudos coreano.

Além da nova habilitação, a ser inaugurada já em 2013, o curso de graduação em Letras da FFLCH ainda oferece habilitação nas seguintes especialidades: Português, Alemão, Árabe, Armênio, Chinês, Espanhol, Francês, Grego, Hebraico, Inglês, Italiano, Japonês, Latim, Russo ou Linguística. Apesar da criação da nova habilitação, não está previsto o aumento do número de vagas no vestibular. Em 2012, foram 849 os selecionados para o curso de Letras.

Como os alunos só escolhem sua especialização no segundo ano, haverá, na prática, uma realocação dos graduandos entre as habilitações já oferecidas. As disciplinas relacionadas ao estudo da cultura e literatura coreanas serão mantidas, também sem previsão de aumento de vagas.