Equilíbrio marca as finais das séries azul e laranja da Copa USP

No último final de semana, foram encerradas as modalidades de quadra e definidos os campeões da série azul da Copa USP. Tradicionalmente dominada por algumas faculdades, a edição de 2012 viu grande equilíbrio entre seus vencedores – a única campeã em duas modalidade foi a FEA, no basquete feminino e handebol masculino. IME, FAU, ECA, FFLCH, EEFE e Poli venceram uma modalidade cada.

No futsal feminino, pela primeira vez em seis anos a EEFE esteve fora da final. A inédita disputa pela medalha de outro entre FAU e ECA só foi resolvida na cobrança de pênaltis, após empate no tempo normal e na prorrogação. Contando com erros das adversárias no momento decisivo do jogo, as futuras arquitetas e designers sagraram-se campeãs. Ainda assim, para Isabela Silberschmidt, estudante de Relações Públicas e ala esquerda da equipe ecana, seu time está de parabéns. “É motivo de muito orgulho ser o segundo melhor time da USP”, conta ela. “Às vezes esquecemos a importância do segundo lugar. O jogo, a final, os pênaltis não apagam toda a trajetória construída”.

No futsal masculino, o IME também conquistou titulo inédito, batendo a Poli pelo placar de dois a um. “Ninguém esperava esse resultado”, afirmou o jogador campeão e presidente da Associação Atlética Matemática Marcio Chiara. “O jogo em geral foi melhor pro IME, tivemos posse de bola mais da metade do tempo, mas não temos muitas trocas no banco e os atletas se cansaram muito”, continua Marcio sobre o jogo, vencido com um gol no último segundo.

O basquete e handebol masculinos foram resolvidos com menos surpresas, mas não sem emoção. No hand, a FEA, então bicampeã da Copa USP, enfrentou a Medicina na final e só conseguiu a vantagem de dois gols que lhe traria o tricampeonato no segundo tempo da prorrogação. No basquete, o IME vendeu caro a derrota para a favorita EEFE, brigando até o final pela vitória. No final, vitória da EEFE por 61x 57.

No vôlei feminino, a ECA teve que quebrar um tabu de mais de 10 anos para tornar-se campeã: desde 2000, todos os títulos da modalidade foram divididos entre Poli e EEFE. No caminho para o topo do pódio, a equipe aurirroxa derrotou com 3 sets a 1 e clara superioridade ambas as equipes – EEFE na semi, Poli na final – e não deixou dúvidas quanto ao posto de melhor time da USP na modalidade.

Série azul da Copa USP termina com muita vibração de alunos e jogadores (foto: Rosa Bafile)

Balanço Geral

Alem das disputas pelo topo do esporte uspiano, jogos muito acirrados valendo o acesso à série azul – ou o descenso à laranja – também marcaram o final de semana. Compensando a queda de três equipes (futebol, futsal e basquete masculinos), a equipe de handebol masculino da ECA subiu à primeira divisão e tornou-se campeã da séria laranja com gol no último lance de jogo e uma virada emocionante sobre a FFLCH.

Torcedores, alunos e atletas da Geologia e Farmácia também têm muito o que comemorar: ambas conquistaram dois títulos na série laranja. Com o titulo na divisão de acesso do futsal e basquete masculino, a Geo tem em 2012 seu melhor ano esportivo até hoje. A Farma, além dos títulos no futsal e basquete femininos, sobre Poli e Medicina, respectivamente, viu mais duas equipes subirem à série azul: o basquete masculino, vice-campeão contra a Geo, e o vôlei masculino que ainda será decidido, nesta quarta feira, contra a FAU.