Pela vigésima primeira vez, Med Pinheiros vence InterUSP

1. Medicina Pinheiros: 11 modalidades
  2. Poli: 11 modalidades
  3. FEA: 2 modalidades

(campeonato com 24 modalidades)

Em sua vigésima oitava edição, o InterUSP teve mais uma vez como grande destaques suas duas principais potências – Medicina Pinheiros (Med) e Escola Politécnica (Poli). O título geral foi para os futuros médicos da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC). Os alunos da Poli ficaram com o segundo lugar. Cada uma das primeiras colocadas venceu 11 das 24 modalidades disputadas. A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), terceira colocada, venceu as outras duas.

“A Poli é mesmo o nosso grande adversário”, diz Dante Raglione, Diretor Geral de Esportes da AAOC. “O objetivo é sempre a vitória, mas a disputa é forte. Antes do torneio não dá pra dizer se tem um favorito”, conclui ele. Para Dante, os momentos chave do torneio foram as semifinais do futsal de ambos os naipes, vencidos pela Med no sábado. “Depois dessas vitórias, ficamos mais seguros quanto título geral.”

Para Leon Boucher, Vice Presidente da Associação Atlética Acadêmica Politécnica e membro da Comissão Organizadora do InterUSP, a participação de sua escola, apesar da segunda colocação, foi satisfatória. “O nosso desempenho, na verdade, foi muito bom. Nos últimos anos, nem o campeão atingia os 240 pontos [pontuação alcançada pela Poli em 2012]. Tivemos algumas derrotas prematuras, como handebol feminino e futsal masculino tinham expectativa de vencer o campeonato e acabaram parando nas semifinais”.

Apesar do tradicional domínio das duas escolas, também houve algumas surpresas na última edição. Então bicampeões do futsal masculino, os alunos da Medicina Ribeirão Preto foram derrotados nas quartas de final pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq). A escola de Piracicaba também causou surpresa ao bater, novamente nas quartas de final, a equipe de basquete masculino da FEA, grandes favoritos ao título da competição.

Com o título geral desta edição, a Med Pinheiros soma ao todo 21 conquistas em 28 edições do campeonato. Apesar do número impressionante, a história recente é de uma disputa acirrada com os rivais engenheiros – os primeiros 15 títulos foram conseguidos entre 1985 e 1999. A Poli venceu as outras sete edições do torneio, todas a partir do ano 2000.