USP conclui primeira fase de projeto olímpico

A universidade celebrou a conclusão da primeira etapa do projeto que a inclui na Olimpíada de 2016

As Olimpíadas de Londres 2012 começam no dia 27 de julho, mas a presença da USP nos jogos está programada apenas para a próxima edição, em 2016, no Brasil. O programa A USP nos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos 2016 – Programa de Incentivo e Suporte Técnico Esportivo tem como objetivo dar suporte para os alunos da universidade que são atletas, além de integrar a USP no contexto olímpico.

Foram abertas 10 vagas no primeiro edital lançado no dia 3 de dezembro de 2010; destas, apenas oito foram preenchidas por falta de currículos recebidos e atletas que atendessem as exigências necessárias para a participação no programa. A expectativa é de um aumento de candidatos e de vagas para o próximo edital, que será lançado ainda neste ano.

Os alunos selecionados para receber as bolsas já possuem tal incentivo desde maio deste ano e cumpriram com os pré-requisitos para obtenção das vagas. Dentre eles: estar regularmente matriculado e não ter dependências em disciplinas de seu curso; ter completado de 20% a 80% dos créditos do curso no qual está matriculado; não receber nenhum outro tipo de auxílio da instituição ou de outras agências de fomento e estar vinculado à federação ou confederação.

A iniciativa é única na universidade e partiu do reitor João Grandino Rodas. “É um incentivo dado para mostrar que é possível estudar em uma boa universidade pública e se dedicar ao esporte de alto rendimento”, diz Carlos Bezerra de Albuquerque, diretor do CEPE-USP e coordenador das modalidades olímpicas do projeto. Bezerra acrescenta que a divulgação foi feita por meio do site criado para o projeto e das atléticas da USP. “Quaisquer atletas de nível estadual, nacional e internacional estão aptos para enviarem seus currículos para entrarem no programa. As bolsas fornecidas são proporcionais ao nível esportivo do atleta”, diz o diretor.

Gabriela Nunes de Oliveira, aluna de licenciatura em Educação Física e formada em esporte pela EEFE, é uma das estagiárias do programa e conta que o objetivo do programa é dar início ao envolvimento da USP nas olimpíadas, mas que pode ser algo muito maior. “A ideia é que o projeto cresça, contemple mais alunos e continue mesmo após a Olimpíada do Brasil em 2016”, completa a estudante.

Os oito atletas contemplados com a bolsa são Ana Luiza Lopes Pallassão (FO), do remo; Arthur Gola de Paula, da Escola Politécnica (Poli), remo; Augusto de Paula Felipe (EACH), hockey sobre a grama; Bianca Miarka (EEFE), remo; Diana de Freitas Mathias (EACH), taekwondo; Gabriel Campos Alves de Moraes (EEFE), remo; Gabriele Matias Avelino Bonfim (EACH), natação; e João Augusto Hackerott, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), atleta da vela.

Ao ser questionado sobre a as vantagens dessa bolsa para os atletas, João Hackerott contou que essa ajuda influencia tanto na parte financeira quanto na forma com que o aluno que pratica esporte de alto rendimento é visto. “Durante a graduação sofri um pouco com alguns professores que não acreditavam na ideia aluno-esportista, e este projeto olímpico vem ajudar mudar o pensamento destes professores, além de inserir a USP num contexto novo além da academia, junto com diversas outras escolas renomadas da Europa e EUA.”, diz Hackerott.

Gabriele Matias diz que a bolsa possibilita a continuidade e o aprimoramento no esporte “Essa bolsa está me ajudando muito na compra de maiôs, de materiais que uso para treino e competição, e para poder ter mais tempo para treinar. Até no pagamento de aluguel e condomínio, pois eu moro em uma república de atletas perto do clube onde treino”.

Diana de Freitas além de ver a bolsa como uma ajuda custo, coloca ela como um incentivo para continuidade no Taekondo “Com o incentivo sinto que aumenta ainda mais a responsabilidade de nunca desistir do meu objetivo que é entrar na seleção brasileira para fazer parte da equipe Olímpica em 2016.”

No dia 28 de junho, Rodas recebeu todos atletas e estagiários envolvidos no programa para a cerimônia de celebração da conclusão da primeira etapa do programa. Infelizmente, a entrada no evento foi permitida apenas para veículos de comunicação ligados à universidade, da qual não faz parte o Jornal do Campus, de acordo com a Assessoria de Imprensa da Reitoria.

Programa USP nas Olimpíadas recebeu atletas e estagiários no dia 28 (foto: Marcos Santos/Divulgação)