Cidade Universitária ganhará alternativa sustentável para transporte

Pedalusp aumentará sua frota de 16 para 250 bicicletas e abrirá mais de 20 estações de empréstimo

Está em fase final a elaboração do edital de expansão do Pedalusp, programa que disponibilizará empréstimos de bicicletas para o deslocamento de pessoas da comunidade USP. Serão instalados 25 postos de empréstimo e devolução de 250 bicicletas, sendo 24 deles dentro da Cidade Universitária e um ao lado da Estação Butantã do Metrô.

Implantação do Pedalusp no Metrô Butantã (foto: Cecilia Bastos/Jornal da USP)

O serviço será oferecido para professores, estudantes e funcionários, em princípio através do cartão USP, mediante um pré-cadastro na internet, do mesmo modo que já funcionava o Pedalusp, desativado desde o dia primeiro de agosto. Segundo Cláudio, a empresa que prestava o serviço para a Universidade é uma das três concorrentes ao edital, e, para evitar suspeitas em meio ao processo de licitação, o empréstimo de bicicletas precisou ser interrompido.

Com a melhoria do Pedalusp, estudantes ganham uma alternativa ao uso do circular. Thais Viyuela, estudante da FAU afirmou que não utilizava o serviço do Pedalusp porque “preferia poder chegar até a FAU com a bicicleta, ao invés de ter que parar no p1 e pegar outro ônibus de lá”. Carmen Aires, sua colega, afirmou que trocaria o ônibus pelas pedaladas, se houvesse bicicletas suficientes nas estações. Ambas, entretanto, apontaram como essencial uma via segura para esse tipo de transporte, como uma ciclovia.

Haverá ainda um posto próximo ao portão que dá acesso à estação Cidade Universitária da CPTM, já dentro da Universidade, o que oferecerá a alternativa de transporte também aos usuários do trem.

Sobre esse assunto, Cláudio afirmou existir um projeto de criação de ciclofaixas por toda a extensão da Cidade Universitária, mas que, devido a sua complexidade, ainda está em fase inicial de elaboração. Se são instaladas ciclofaixas do lado esquerdo das vias do campus, como normalmente são, no restante da cidade, todos os carros que tradicionalmente estacionam ali seriam proibidos de fazê-lo. Segundo Cláudio, esse é um projeto que causaria impacto em todo o trânsito do campus, então é necessário cuidado na sua elaboração.

Desde o mês de maio, a cidade de São Paulo tem um sistema semelhante ao que será ampliado na USP. O Bike Sampa realiza empréstimos de bicicletas através de postos dotados de internet sem fio, alimentadas por energia solar. São atualmente 19 postos em funcionamento. Uma integração dos programas não é tida como certa e ainda não se sabe se será permitido devolver uma bike do Bike Sampa em um posto do Pedalusp ou Antes de ter o serviço interrompido, o Pedalusp contava com uma frota de 16 bicicletas, e, até o final de 2011, tinha somado 1700 inscritos no programa e mais de 3 mil quilômetros rodados com suas bikes.