Estrogonofe de frango em quatro bandejões causa agitação entre os alunos

Quatro dos cinco Restaurantes Universitários, mantidos pela Superintendência de Assistência Social da USP, ofereceram na quinta-feira (16/08) estrogonofe de frango com batata palha durante o almoço. O prato é conhecido por formar filas na entrada dos bandejões devido à preferência dos alunos. Para aqueles que não comem carne, os quatro bandejões ofereceram também estrogonofe de PVT (proteína vegetal texturizada).

André Guima, aluno do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, cumpriu o desafio de comer nos quatro bandejões (foto: Reprodução/Facebook)

A coincidência passaria despercebida se não houvesse sido criado, na segunda-feira (13/08), um evento no Facebook advertindo os estudantes sobre o “Strogoclipse”. A descrição do evento dizia o seguinte: “Estrogonofe de frango em todos os 4 bandejões da cidade universitária! Pra cima deles! O desafio é comer os 4 no almoço!” O evento ainda diz ser uma comemoração do centenário do fictício “strogoclipse” de 1912 da Universidade de Zurique “do qual, segundo relatos, participou Albert Einstein.”

Ao longo da semana, o evento foi divulgado em massa nas redes sociais e se tornou assunto entre os alunos da Universidade. Até esta quinta-feira no horário do almoço, mais de 2.500 pessoas haviam confirmado presença no “Strogoclipse” através do Facebook.

O fluxo de comentários no mural do evento foi grande. Uns parabenizavam os criadores do evento – Marcelo Abdala Daher e Rafael Brandão, aluno da Escola Politécnica (Poli) – pela sacada. Outros deixavam uma sucessão de comentários criativos e engraçados como “Isso é pra tirar a atenção do julgamento do Mensalão”, de Rodolfo Ferreira, e “Comprei pista premium no coseas, vou ver as tia colado na grade”, de Rafael Prado, ambos alunos da Poli. O comentário de Rafael ironiza o fato de que muitos shows cobram mais caro pelos lugares mais próximos aos artistas, no caso, as “tias” que servem os pratos no bandejão.

Após o almoço, ainda houve quem comentasse na página relatando suas impressões do almoço. Diversos alunos disseram ter cumprido o desafio e almoçado nos quatro restaurantes, chegando a postar fotos para atestar o feito.