Mostra traz o intercâmbio cultural para o Paço das Artes

A primeira mostra do projeto Metrô de Superfície está em exibição no Paço das Artes, na Cidade Universitária. O projeto é uma parceria entre o Paço das Artes e o Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB), e tem a intenção de incentivar o diálogo entre as regiões do Brasil, trazendo obras de jovens artistas do Nordeste para serem expostas em São Paulo.

A mostra exibe os mais diversos tipos de obras de artes: pinturas, colagens, fotografias, vídeos, esculturas e até mesmo pinturas em bandejas e formas de cozinha. A instalação Studio Butterfly, da artista visual baiana Virgínia Medeiros, por exemplo mistura ensaios fotográficos, entrevistas em vídeos e um pequeno folheto de contos escritos por ela. Os ensaios fotográficos e entrevistas que compõe a obra foram feitos com travestis no estúdio de Virgínia, em Salvador. Ela fazia books fotográficos para os travestis que lhe concediam entrevistas e concordavam em posar. Os contos são baseados nas situações vivenciadas durante o trabalho.

Instalação Studio Butterfly, de Virgínia de Medeiros (foto: Divulgação)
Instalação Studio Butterfly, de Virgínia de Medeiros (foto: Divulgação)

Além da exposição, o projeto também traz os artistas que tem seus trabalhos expostos na mostra para conversas com o público, em reuniões que ocorrem no próprio Paço das Artes. A próxima conversa com os artistas será no dia 27 deste mês, às 16 horas. No mesmo dia a performance de Solange, tô aberta! (também presente em vídeo na mostra) encerra as atividades de intercâmbio. A Mostra fica aberta para visitação gratuita 13 de setembro.