XI de Agosto organiza sabatinas

O Centro Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito do Largo São Francisco realizou sabatinas com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, durante a Semana do XI de agosto, evento que recebe esse nome em homenagem à data da lei que criou as primeiras Faculdades de Direito do Brasil, em São Paulo e em Olinda. Tinham como proposta estimular a discussão acerca das eleições municipais de forma qualificada e democrática. Já passaram pelo evento: Gabriel Chalita, Levy Fidelix, Ana Luiza, Soninha Francine e Fernando Haddad.

O modelo das sabatinas é parecido com o programa Roda Viva da TV Cultura, no qual o candidato faz uma fala inicial de cerca de 15 minutos e em seguida responde perguntas da plateia. A pergunta inicial é sempre do Centro Acadêmico, e diz respeito à questão dos direitos humanos no centro de São Paulo. O XI de Agosto teve essa iniciativa devido às recentes intervenções do governo em relação aos moradores de rua, que foram expulsos de forma violenta de algumas áreas do centro. “A questão do centro, aqui na Sanfran, é muito latente. Falta Estado completamente”, diz André Esteves Cardoso de Melo, aluno do segundo ano de Direito, que esteve presente nas sabatinas.

Júlia Cruz, diretora do XI de Agosto, disse que nesse ano, o CA produziu um documentário chamado Eu existo, disponibilizado na Internet, com o objetivo de colocar os problemas da população de rua na agenda de discussões da cidade e de cobrar dos candidatos à prefeitura um compromisso com a questão. “Entregamos uma cópia do documentário ao candidato e perguntamos qual o seu compromisso com a efetivação de políticas públicas relacionados aos direitos humanos no centro. Em seguida, a inscrição para perguntas livres é aberta. Usualmente, as questões giram em torno de educação, política partidária, mobilidade urbana, entre outros.”

A diretora ainda avalia a repercussão do evento: “Acreditamos que os eventos foram extremamente proveitosos, na medida em que possibilitaram a ampliação da discussão de alguns temas e proposição de novas pautas. Além disso, foi um espaço profundamente democrático, no qual alunos, professores e todos os interessados puderam participar do debate municipal em contato direto com os candidatos.”

As sabatinas com mais público foram de a Fernando Haddad e de Gabriel Chalita, que aparecem com 8% e 6% das intenções de voto, respectivamente, e disputam o terceiro lugar na pesquisa divulgada no dia 20 de agosto no site UOL Notícias.

O CA informa que em respeito à legislação eleitoral, os 12 candidatos à prefeitura de São Paulo foram convidados, e ainda há confirmações pendentes. Alguns alegaram problemas de agenda, outros não responderam o convite. Dessa forma, é possível que outras sabatinas ainda sejam realizadas nos próximos dias.

No dia 16 de agosto, Fernando Haddad encerrou o ciclo de sabatinas na Faculdade de Direito da USP (foto: Joyce Jennie)